Reabertura Parcial do Ministrão Bar em São Paulo
A vigilância sanitária de São Paulo autorizou, nesta sexta-feira (17.out.2025), a reabertura parcial do Ministrão Bar, que estava fechado desde 30 de setembro devido a suspeitas de venda de bebidas adulteradas com metanol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Localizado no bairro dos Jardins, uma área nobre da cidade, o bar poderá comercializar alimentos, bebidas não alcoólicas, cervejas e vinhos. Contudo, a venda de destilados, como vodca e gim, permanece proibida.
Motivo da Interdição
O fechamento do Ministrão ocorreu após uma cliente relatar perda de visão após consumir três caipirinhas no local. Durante a fiscalização no final de setembro, diversas garrafas de bebidas destiladas foram apreendidas, mas os resultados das análises ainda não foram divulgados.
LEIA TAMBÉM!
De acordo com o boletim do Ministério da Saúde, publicado na quarta-feira (15.out.2025), o Brasil registrou 148 notificações de intoxicação por bebidas adulteradas com metanol desde agosto, com 41 casos confirmados e 107 em investigação em outros estados. Foram registradas 6 mortes em São Paulo e 2 em Pernambuco.
Dados sobre Intoxicações
São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 60,81% dos casos, totalizando 33 confirmações e 57 investigações. Outros estados também reportaram casos confirmados: Paraná (4), Pernambuco (3) e Rio Grande do Sul (1).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo emitiu uma nota informando que a proibição da venda de bebidas destiladas permanece até a conclusão dos laudos periciais do Instituto de Criminalística. A desinterdição foi autorizada para a venda de produtos que não estão relacionados à investigação sobre metanol, após nova inspeção sanitária.