A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) inicia, na sexta-feira (1º), o período de inscrições para o Vestibular 2026, um dos mais disputados do país. Desta vez, o processo seletivo disponibiliza 2.520 vagas regulares em diferentes cursos de graduação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os candidatos devem se inscrever somente no portal da Comvest até o dia 1º de setembro. De acordo com o edital, o Vestibular 2026 da Unicamp ocorrerá em duas fases, a primeira em 26 de outubro e a segunda nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
A primeira fase é composta por questões objetivas e, a segunda, por questões discursivas e uma redação. Uma das novidades da Unicamp 2026 é que, a partir desta edição, a segunda fase será composta por 18 questões e não mais 20. O objetivo da mudança é conceder mais tempo para os candidatos lerem os enunciados e elaborarem suas respostas.
LEIA TAMBÉM!
Isenção parcial da taxa de inscrição
O valor da taxa de inscrição é de R$ 221. A Unicamp já encerrou o período de solicitação da isenção de taxa, mas é possível solicitar a redução de 50% no valor entre as 9h do dia 5 de agosto e as 17h do dia 7 de agosto. O pedido deve ser feito por meio de formulário eletrônico, disponível no site da Comvest.
Podem solicitar a redução parcial da taxa de inscrição:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outras modalidades de acesso
A instituição oferece, no total, 3.338 vagas regulares em diversos cursos de graduação. Para melhor compreensão, as vagas para estudar na Unicamp em 2026 estão distribuídas entre os seguintes sistemas de ingresso:
As vagas comuns não ocupadas no Vestibular Unicamp 2026 poderão ser oferecidas a candidatos registrados no edital do ENEM-Unicamp e no Provação Paulista, nesta ordem.
Contas pendentes
A lista de obras a serem cobradas na prova do Vestibular 2026 da Unicamp foi publicada no final de 2025.
Cronograma Vestibular 2026 da Unicamp
Certificado digital: não é necessário receber o diploma? É possível visualizar no celular?
Fonte por: CNN Brasil