Vestibular Unicamp 2026: Início da Segunda Fase com Mais de 12 Mil Candidatos e Temas Polêmicos
O Vestibular Unicamp 2026 começou com mais de 12 mil candidatos. Provas abordaram temas atuais e a abstenção foi de 7,9%. Confira os detalhes!
Vestibular Unicamp 2026: Primeiro Dia da Segunda Fase
No domingo (30), teve início a segunda fase do Vestibular Unicamp 2026, com a presença de mais de 12 mil candidatos dos 13 mil convocados. O índice de abstenção foi de 7,9%, um pouco acima do registrado no ano anterior, que foi de 7,5%. Apesar disso, essa taxa ainda se mantém entre as menores da história do vestibular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os participantes realizaram provas de redação, língua portuguesa e literaturas, além de questões interdisciplinares de inglês e ciências da natureza. A redação apresentou duas propostas: uma sobre um depoimento de um jornalista infiltrado em uma comunidade, discutindo discursos de ódio contra mulheres, e outra, uma nota de esclarecimento de um funcionário de RH sobre um comentário depreciativo feito por um estagiário.
Temas das Provas
Entre os temas abordados nas demais provas estavam ginecropolítica, variação linguística quilombola, impactos da Covid-19, rotulagem de alimentos e contaminação ambiental por fármacos. Jundiaí registrou a menor taxa de abstenção do dia, com 5,1%, enquanto Campinas teve 5,4%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
São Paulo, por sua vez, apresentou 8,6% de ausências.
A tabela completa com os dados está disponível no site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp). A segunda fase prossegue nesta segunda-feira (1º), com provas específicas de acordo com a área do curso escolhido: biológicas/saúde, exatas/tecnológicas ou humanas/artes.
Leia também:
Prova da Unicamp Explora Machosfera e Discurso de Ódio Contra Mulheres em Redação
Unicamp aborda subculturas digitais e violência de gênero em prova inspirada na série “Adolescência”
João Carlos Martins lança projeto de musicalização que transformará vidas de crianças em São Paulo
Informações sobre as Provas
Todos os candidatos farão matemática e uma prova interdisciplinar de ciências humanas, além das questões específicas. As provas estão sendo aplicadas em cidades do estado de São Paulo e em seis capitais fora do estado. Os portões abrem às 8h (horário de Brasília) e a duração das provas é de cinco horas, com um tempo mínimo de permanência em sala de duas horas.
Os candidatos devem levar um documento original com foto, caneta preta transparente, lápis, borracha e água, além de régua ou compasso, se desejarem. É importante lembrar que aparelhos eletrônicos, relógios e materiais não permitidos devem ser deixados fora da sala.
As respostas esperadas pelas bancas serão divulgadas no dia 5 de dezembro.
A Unicamp oferece 2.530 vagas distribuídas em 69 cursos. As provas de habilidades específicas para artes cênicas, artes visuais e dança ocorrerão de 3 a 5 de dezembro, em Campinas. A primeira chamada será divulgada em 23 de janeiro, com matrícula virtual agendada para os dias 26 e 27.
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












