Vereadora explica razão da recusa a Italo Ferreira em relação à cidadania; assessoria do surfista se manifesta

Na sessão de terça-feira (10) na Câmara Municipal de Natal, a vereadora Camila Araújo (União) esclareceu sua declaração sobre a suposta rejeição, por parte do surfista Ítalo Ferreira, ao título natalense. A questão começou na segunda-feira (9), após nova indicação do vereador Léo Souza (Republicanos) para outorgar a distinção.

10/06/2025 14:29

2 min de leitura

Vereadora explica razão da recusa a Italo Ferreira em relação à cidadania; assessoria do surfista se manifesta
(Imagem de reprodução da internet).

Na sessão de terça-feira (10), na Câmara Municipal de Natal , a vereadora Camila Araújo (União) esclareceu sua declaração sobre a suposta rejeição, por parte do surfista Ítalo Ferreira, ao título de cidadã natalense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A situação teve início na segunda-feira (9), após nova proposição do vereador Léo Souza (Republicanos) para conceder a honraria. Contudo, ao ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), identificou-se que já havia uma proposição similar. Foi quando a vereadora Camila Araújo afirmou que “o surfista Ítalo Ferreira se negou a receber. Eu peguei o título e entreguei nas mãos da mãe dele em Baía Formosa, que estava saindo no veículo, pedindo para que ela parasse e pudesse entregar o que a câmara de forma muito honrosa, muito digna, aprovou a um campeão”.

A assessoria de Átalo Ferreira, contudo, apresentou outra versão. De acordo com nota oficial, o atleta recebeu o convite de maneira informal em 2021, por iniciativa da vereadora Camila Araújo e aprovado pela Câmara. Contudo, ele não estava presente no momento da entrega por estar viajando a trabalho.

Leia também:

O atleta não manifestou nenhuma objeção. Pelo contrário, sentiu-se muito honrado e esperou o contato nos últimos anos para ajustar as datas disponíveis para receber a premiação, conforme trecho da nota.

A assessoria também informou que, em maio de 2025, o vereador Léo Souza entrou em contato com o surfista para ajustar agendas e conduzir a cerimônia. “Assim que a data for definida, o evento será divulgado para a imprensa e comunidade”, informou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante a sessão, a vereadora Camila Araújo reforçou sua versão: “A senhora Katiane [mãe de Átalo Ferreira] nos recebeu de muito bom grado, de maneira muito calorosa e amigável em Bahia Formosa. Ele confirmou que receberia o título de cidadão honorífico”.

Apesar disso, a parlamentar demonstrou incerteza em relação à decisão do surfista. “Eu não sei o que fez o campeão desistir de receber o título de cidadão. Ao conversar com a mãe dele, a primeira coisa que ele disse foi que não queria receber com formalidades aqui na casa, ele quer receber de forma informal no seu município”. A vereadora diz que na época conversou com Paulinho Freire, então presidente do Legislativo da capital, e ele disse que enquanto Câmara ofereceria toda estrutura para que a homenagem fosse feita conforme a vontade do atleta, mas não aconteceu.

Finalmente, ela reiterou a importância da homenagem. “Ontem foi encaminhada essa mesma iniciativa, porque reafirmo: é justa essa homenagem a um campeão que realmente tem levado nosso estado e orgulhado os potiguares pelo mundo inteiro. Essa situação em nenhuma maneira alguma diminui sequer um milímetro da minha admiração em respeito ao atleta.”

Fonte por: Tribuna do Norte

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.