O INMET emitiu um alerta laranja, de “perigo”, para tempestades em uma extensa área das regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil, na terça-feira (5).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O aviso indica que os riscos possíveis abrangem chuvas fortes, com volumes de 30 a 60 milímetros por hora ou acumulados de 50 a 100 milímetros em um dia, além de ventos intensos com rajadas de até 100 km/h e a ocorrência de granizo.
Condições climáticas desfavoráveis podem causar falta de energia elétrica, danos às plantações, queda de árvores e inundações. O aviso se refere a áreas dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, abrangendo regiões como o Oeste Catarinense, Noroeste Rio-grandense, Sudoeste Paranaense e o Pantanal Sul Mato-grossense.
LEIA TAMBÉM!
Qual é o alerta laranja?
Uma porção do Brasil encontra-se em estado de alerta laranja, um dos níveis de aviso divulgados por entidades como o INPE, o INMET e a Defesa Civil, que possuem interpretações distintas.
As divulgações do INPE/INMET são baseadas em previsões, ao passo que os avisos emitidos pela Defesa Civil consideram o risco efetivo à população. Enquanto as comunicações iniciais apontam a probabilidade de ocorrências como chuvas fortes, tempestades e ventos fortes, os alertas indicam a proximidade dessas condições, que podem causar prejuízos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em geral, o tomamento laranja indica a necessidade de atenção para a probabilidade de ocorrências meteorológicas perigosas. Para os avisos do INPE/INMET, a cor laranja sinaliza que o evento pode ocorrer nas próximas 72 horas. Por outro lado, nos alertas da Defesa Civil, a cor laranja indica um alto risco, apontando para uma situação meteorológica perigosa.
Fonte por: CNN Brasil