Venezuela Critica Bloqueio dos EUA
A Venezuela manifestou forte reprovação ao bloqueio imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, a petroleiros sancionados que entram e saem do país. Em um comunicado divulgado nesta terça-feira (16), o governo venezuelano classificou a ação como uma “ameaça grotesca”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O comunicado destaca que “o presidente dos EUA busca impor, de maneira absolutamente irracional, um suposto bloqueio naval militar à Venezuela com o objetivo de roubar as riquezas que pertencem à nossa pátria”. Além disso, Caracas acusou os Estados Unidos de “violar o direito internacional, o livre comércio e a livre navegação”, considerando isso uma “ameaça grave e temerária” contra o país.
Apelo à Comunidade Internacional
O governo venezuelano fez um apelo ao povo dos Estados Unidos e à comunidade global para que rejeitem essa “ameaça extravagante” por todos os meios possíveis. A declaração reflete a crescente tensão entre os dois países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recentemente, Donald Trump anunciou um “bloqueio total e completo” de petroleiros sancionados que se dirigem ou saem da Venezuela. Ele afirmou que “a Venezuela está completamente cercada pela maior armada já reunida na história da América do Sul”, prevendo um impacto sem precedentes até que o país devolva aos EUA os recursos que, segundo ele, foram “roubados”.
Escalada de Tensão Militar
A declaração de Trump ocorre uma semana após a apreensão de um petroleiro sancionado na costa venezuelana, parte de uma campanha de pressão sobre o governo de Nicolás Maduro. Essa campanha inclui uma presença militar reforçada na região e mais de duas dezenas de ataques a embarcações no Oceano Pacífico e no Mar do Caribe, resultando na morte de pelo menos 90 pessoas.
LEIA TAMBÉM!
O presidente dos EUA também anunciou que os ataques terrestres contra a Venezuela começarão em breve, intensificando ainda mais as tensões entre os dois países.
