Venezuela recebe 252 imigrantes libertados de prisão em El Salvador

Equipe foi enviada pelo governo Trump; retomada de acordo que incluiu a liberação de cidadãos americanos.

19/07/2025 17:03

1 min de leitura

Venezuela recebe 252 imigrantes libertados de prisão em El Salvador
(Imagem de reprodução da internet).

Os 252 imigrantes venezuelanos detidos no Cecot (Centro de Confinamento do Terrorismo), em El Salvador, retornaram à Venezuela na sexta-feira (18.jul.2025).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O retorno se verificou após uma troca de prisioneiros entre os governos de Donald Trump (Partido Republicano) e Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda). O acordo resultou na libertação de 10 cidadãos e residentes dos Estados Unidos e 80 pessoas consideradas “presos políticos” pelo governo venezuelano.

Duas aeronaves aterrissaram em Caracas, transportando venezuelanos enviados pelos Estados Unidos, sob a guarda de segurança máxima da Colômbia. De acordo com a AFP, o ministro do Interior venezuelano, Diosdado Cabello, acompanhado de outras autoridades, embarcou nas aeronaves antes da chegada dos passageiros.

Leia também:

Segundo a ONG Foro Penal, da Venezuela, cinco dos libertados pelo governo Maduro possuem nacionalidade norte-americana, sendo os demais residentes permanentes do México, França, Bolívia, Peru e Uruguai.

Os Estados Unidos, El Salvador e Venezuela estiveram envolvidos na troca. Os dez prisioneiros libertados pela Venezuela chegaram primeiramente a San Salvador, onde foram recebidos pelo presidente Nayib Bukele, antes de prosseguir para os Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo Trump enviou os 252 venezuelanos ao Cecot em março de 2025, após identificá-los como membros do Tren de Aragua, organização criminosa. A facção foi considerada “organização terrorista” pelas autoridades norte-americanas, que aplicaram uma lei de 1798 sobre inimigos estrangeiros para expulsar os migrantes do território dos Estados Unidos.

Os imigrantes ficaram aproximadamente 4 meses sob custódia em Salvador. Na sexta-feira (18.jul.2025), 251 venezuelanos, entre eles 7 crianças afastadas de seus pais, chegaram ao país após serem deportados de Houston (EUA).

Navios com imigrantes continuam chegando à Venezuela de acordo com os acordos bilaterais. O governo venezuelano também continuará a repatriar cidadãos detidos no México que não conseguiram ingressar nos Estados Unidos.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.