Vendas no varejo diminuem 0,2% em maio

Acompanhamento indica redução em linha com a queda de abril; em relação a maio de 2024, observou-se aumento de 2,1%.

08/07/2025 11:53

1 min de leitura

Vendas no varejo diminuem 0,2% em maio
(Imagem de reprodução da internet).

As vendas no comércio varejista brasileiro em maio apresentaram uma redução de 0,2% em relação a abril, conforme dados ajustados sazonalmente. Em abril, houve uma queda de 0,4% e um crescimento de 0,8% em março. Assim, a média móvel trimestral alcançou 0,1% até maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicou o resultado da PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) de maio nesta terça-feira (8.jul.2025). Disponibiliza-se a íntegra do relatório (PDF – 662 kB) e da apresentação do instituto com os principais resultados (PDF – 4 MB).

Em relação a maio de 2024, observou-se um aumento de 2,1% no volume de vendas. No indicador dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 3,0%.

Leia também:

A estabilidade do índice pode ser explicada pelos resultados de março, quando as vendas atingiram o maior patamar da série histórica iniciada em janeiro de 2000. “É o efeito base, ou seja, estabilidade após alta, não sendo uma alta qualquer, haja vista que março é o topo da série, além do recuo do crédito à pessoa física”, afirmou o gerente da Pesquisa Mensal de Comércio, Cristiano Santos.

Em maio, a PMC apresentou declínio nos seguintes setores:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda assim, outros segmentos do comércio varejista apresentaram crescimento em maio. Houve elevação nas vendas de:

Em relação a maio de 2024, o volume de vendas no comércio varejista aumentou 2,1%, com seis dos oito setores investigados apresentando crescimento.

A redução na comparação anual se deveu a combustíveis e lubrificantes (-0,6%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,4%).

Fonte por: Poder 360

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.