O desempenho das vendas no varejo dos Estados Unidos em junho superou as expectativas, embora uma parcela desse crescimento possa ter sido influenciada pelos preços elevados de certos produtos sujeitos a tarifas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O comércio varejista registrou um aumento de 0,6% em junho, após uma queda não revisada de 0,9% em maio, segundo dados divulgados pelo Departamento de Comércio nesta quinta-feira (17). Economistas consultados pela Reuters projetavam um crescimento de 0,1% nas vendas do varejo, que são majoritariamente bens e não são ajustadas pela inflação.
O crescimento nas vendas no varejo no mês passado pode estar relacionado a elevações de preços, motivadas por taxas, e não por um aumento nos volumes.
LEIA TAMBÉM!
Os dados de inflação da semana indicaram incrementos consistentes em junho nos preços de bens sensíveis a tarifas, incluindo móveis, materiais de construção, eletrodomésticos, artigos esportivos e brinquedos.
As vendas no varejo, sem incluir automóveis, gasolina, materiais de construção e serviços de alimentação, aumentaram 0,5% no mês passado, em comparação com 0,2% em maio, corrigido para baixo de 0,4% previamente divulgado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sam Bullard, economista sênior da Wells Fargo, observou que o setor doméstico continua relativamente estável, porém com uma redução nos gastos dos consumidores.
Compreenda a política tarifária de Trump em relação ao Brasil e seus efeitos na economia.
Fonte por: CNN Brasil