Vendas de veículos em 2025 crescem apenas 2,1%, abaixo das expectativas. Dezembro traz recorde de 279,4 mil unidades, mas ano decepciona. Confira!
Apesar do expressivo desempenho em dezembro, as vendas de veículos encerraram 2025 com um aumento de apenas 2,1% no acumulado do ano. Esse resultado ficou aquém da alta de 14,1% registrada em 2024 e das expectativas do setor. No total, foram comercializadas 2,69 milhões de unidades, incluindo carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, conforme o balanço divulgado pela Fenabrave, a associação das concessionárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O resultado final não atendeu às projeções iniciais da Fenabrave, que previa um crescimento de 5% para o ano. Ao longo de 2025, a previsão foi revisada para baixo, e em outubro, a última atualização indicava um aumento de apenas 2,6% nas vendas.
A Anfavea, entidade que representa as montadoras, inicialmente projetou um crescimento de 6,3% para 2025. Contudo, em agosto, essa expectativa foi reduzida para um aumento de 5% nas vendas de veículos novos no Brasil. O desaquecimento do mercado é atribuído, em grande parte, ao aumento das taxas de juros, que encareceram o crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por outro lado, a geração de empregos e o aumento da renda, além das vendas para locadoras e os descontos no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para modelos do programa Carro Sustentável, contribuíram para sustentar os volumes de vendas.
Em dezembro, as vendas de veículos atingiram o maior volume mensal em onze anos, com 279,4 mil unidades licenciadas, representando um crescimento de 8,6% em relação ao mesmo mês de 2024. Em comparação a novembro, a alta foi de 17,1%. Desde dezembro de 2014, não se registrava um número mensal tão expressivo.
Apesar desse desempenho positivo em dezembro, a indústria não conseguiu recuperar, ao longo do ano, os níveis de vendas de 2019, quando quase 100 mil veículos a mais foram vendidos em comparação a 2025.
Autor(a):
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.