Vendas de Veículos Elétricos Crescem 20% em 2025, com China Liderando o Mercado Global
As vendas globais de veículos elétricos devem crescer mais de 20% em 2025, alcançando 17 milhões de unidades, com a China liderando essa revolução.
Vendas de Veículos Elétricos Aumentam Globalmente em 2025
As vendas globais de veículos elétricos devem crescer mais de 20%, alcançando 17 milhões de unidades em 2025, com a China liderando esse aumento, conforme relatório da Agência Internacional de Energia (IEA). O documento, divulgado na terça-feira (2), destaca que a crescente demanda por esses veículos nos próximos anos transformará a indústria automobilística e reduzirá significativamente o consumo de petróleo no transporte rodoviário.
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A IEA prevê que até 2035, metade dos carros vendidos em todo o mundo será elétrica, um aumento em relação a mais de um em cada cinco neste ano, desde que a infraestrutura de recarga se desenvolva adequadamente. A definição de veículos elétricos da IEA inclui tanto os elétricos a bateria quanto os híbridos.
Perspectivas e Desafios do Setor
A previsão otimista para o longo prazo, baseada nas políticas governamentais atuais, surge após a Tesla, maior fabricante de veículos elétricos a bateria, reduzir preços em mercados-chave para enfrentar a queda nas vendas e a concorrência crescente de montadoras chinesas e tradicionais.
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O diretor executivo da IEA, Fatih Birol, afirmou que os dados não indicam uma reversão no crescimento dos carros elétricos, mas sim um aumento robusto nas vendas globais.
O crescimento não se limita apenas à China; na União Europeia, as vendas de carros elétricos a bateria aumentaram quase 4% no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2023. Birol destacou que a revolução dos veículos elétricos está se preparando para uma nova fase de crescimento, apesar das margens de lucro apertadas enfrentadas pelas montadoras devido à intensificação da concorrência.
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Impacto da Concorrência e Preços
Recentemente, a Tesla e a fabricante chinesa Li Auto reduziram os preços de seus modelos na China, o maior mercado de veículos elétricos do mundo. A Tesla também fez cortes na Alemanha e nos Estados Unidos. No início de maio, a empresa registrou a primeira queda anual nas vendas em quase quatro anos, com suas ações caindo mais de 40% em 2025.
A BYD, que brevemente superou a Tesla como líder de mercado, também viu suas vendas caírem para cerca de 300.000 unidades no primeiro trimestre, em comparação com mais de 525.000 no último trimestre de 2023. Apesar dos desafios, a IEA acredita que os cortes de preços são essenciais para aumentar a adoção de veículos elétricos globalmente.
Futuro da Indústria Automobilística
Na China, mais de 60% dos veículos elétricos vendidos em 2024 eram mais acessíveis do que os convencionais. Entretanto, na Europa e nos Estados Unidos, o preço médio dos carros novos convencionais ainda é inferior. A IEA prevê que a concorrência crescente e o avanço nas tecnologias de baterias devem reduzir os preços dos veículos elétricos nos próximos anos.
As montadoras chinesas foram responsáveis por mais da metade das vendas globais de carros elétricos em 2024, em contraste com apenas 10% no mercado de veículos convencionais. Birol afirmou que a China é a líder na fabricação de carros elétricos.
Contudo, preocupações sobre o aumento das importações de veículos elétricos chineses levaram a União Europeia a investigar o apoio estatal a essas montadoras.
Desafios de Infraestrutura e Projeções Futuras
A indústria automobilística é um importante empregador na Europa, especialmente na Alemanha, onde empresas como Volkswagen, Audi e BMW estão localizadas. A IEA estima que até 2030, quase um em cada três carros nas ruas da China será elétrico, em comparação com 17% nos Estados Unidos e 18% na União Europeia.
Além da acessibilidade financeira, a falta de infraestrutura pública de recarga na Europa e nos Estados Unidos é uma barreira para a adoção em massa de veículos elétricos. A IEA projeta que o número de pontos de recarga públicos deve chegar a 15 milhões até o final da década, um aumento significativo em relação ao ano passado.
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.












