Vendas de veículos chineses sobem para o maior patamar no primeiro semestre

Em janeiro a junho de 2025, o volume de veículos adquiridos da China atingiu 134,6 mil, correspondendo a um aumento de 3,6% em relação ao mesmo período …

13/07/2025 10:09

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Vendas de veículos chineses sobem para o maior patamar no primeiro semestre
(Imagem de reprodução da internet).

A compra de automóveis pelo Brasil da China atingiu um recorde no primeiro semestre de 2025: foram 134.582 carros. Esse número representa um aumento de 3,6% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram importados 129.933 veículos daquele país asiático.

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Do total, 62,1% corresponde ao número. A Argentina contribuiu com 40.616 veículos, todos movidos a combustão.

Observe o infográfico abaixo.

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Na prática, os 134,6 mil veículos chineses que entraram no Brasil representam um volume superior a três vezes o que o Brasil importava da Argentina, que historicamente era a principal fonte de automóveis. Em 2024, a China liderou nesse mercado.

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O México permaneceu como o 3º país que mais exportou automóveis para o Brasil, com 20.331 unidades. O levantamento do Poder360 se baseia em dados do Comex Stat, sistema do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços que contém estatísticas do comércio exterior brasileiro.

Queda em valor

O volume de carros chineses aumentou, porém o valor pago diminuiu: totalizou US$ 2,0 bilhões de janeiro a junho de 2025 contra US$ 2,6 bilhões no mesmo período de 2024. Representa uma retração de 20,6% na comparação entre os semestres.

Híbridos lideram.

O número total de veículos híbridos (com motor a combustão e elétrico) atingiu 103,8 mil. Houve um aumento de 29% no primeiro semestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024.

Em seis meses, foram registrados 74.315 veículos com motor a combustão e 38.067 carros elétricos.

O valor das importações caiu.

O Brasil importou US$ 2,7 bilhões de automóveis nessas categorias nos primeiros seis meses de 2025, em comparação com US$ 3,4 bilhões no mesmo período de 2024, o que corresponde a uma redução de 20,6%.

O volume somou US$ 572,7 milhões em veículos elétricos (diminuição de 57,7%) e US$ 2,15 bilhões em híbridos (aumento de 2,7%).

Retorno inverso.

No período acumulado de 2025, foram importados 141.884 veículos híbridos e elétricos, em comparação com 148.959 de janeiro a junho de 2024. A diminuição de 4,7% ocorreu após o aumento da alíquota do imposto sobre esses veículos.

A alíquota varia entre 25% e 30%, conforme o tipo de motor. O imposto estava isento desde 2015 e retomou a cobrança a partir de 2024.

A reoneração será finalizada em julho de 2026, com a alíquota unificada de 35% sobre ambas as categorias.

Cenário

A China continua a invadir o mercado de automóveis no Brasil, situação que permanece apesar da retomada de impostos sobre veículos elétricos e híbridos.

Os fabricantes brasileiros intensificaram os esforços para que a cobrança fosse retomada. A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) afirmou que o Brasil perdeu R$ 6 bilhões em impostos anualmente devido à não tributação de veículos elétricos e híbridos importados.

Atualmente, recomenda-se desestimular a aquisição de veículos com motor totalmente elétrico, considerando que suas importações diminuíram 44,4% em 2025 em comparação com 2024.

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Fonte por: Poder 360

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.