Veículos elétricos importados terão aumento de imposto a partir desta terça-feira
O governo aumentará as taxas em até 30%, seguindo um plano gradual que atingirá 35% em julho de 2026.

Aumento de Imposto para Veículos Elétricos e Híbridos no Brasil
A partir desta terça-feira (1º de julho de 2025), o governo federal aumentará o imposto de importação para veículos elétricos e híbridos no Brasil. As alíquotas variarão de 25% a 30%, conforme o cronograma estabelecido em novembro de 2023 pelo Comitê Executivo de Gestão da Camex (Câmara de Comércio Exterior) e divulgado pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida tem como objetivo o fortalecimento e a competitividade dos veículos fabricados em território nacional. Segundo informações do g1, o plano de elevação gradual das taxas continuará até julho de 2026, quando todos os tipos de veículos eletrificados terão alíquota de 35%.
Dados do Setor Automotivo
Os dados do setor automotivo indicam que o Brasil registrou 187 mil veículos importados emplacados de janeiro a maio de 2025, número 19,3% superior aos 156 mil registrados no mesmo período de 2024. Segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), as marcas chinesas detêm 55,9% do mercado de carros eletrificados no país.
Leia também:

Shakira destinará uma parcela dos ganhos de apresentações no Texas para auxiliar as vítimas das inundações

Presidente da Comissão Europeia afirmou ter tido uma “boa conversa” com Trump

África do Sul rejeita ser “anti-americana” após nova ameaça tarifária de Trump
Investimentos para Evitar o Aumento do Imposto
Para evitar as novas alíquotas, diversas montadoras estrangeiras investem na produção local. A Byd adquiriu a antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), mas enfrentou atrasos no cronograma original, que previa o início das operações no último trimestre de 2024. Problemas como denúncias de condições análogas à escravidão envolvendo trabalhadores chineses e a contratação de uma nova empresa para finalizar as obras contribuíram para o adiantamento.
A GWM utiliza as antigas instalações da Mercedes-Benz em Iraçemápolis (SP) e planeja iniciar a pré-produção ainda em julho, conforme informações da própria empresa. A Changan Chery já fabrica alguns SUVs da linha Tiggo em Anápolis (GO) e pretende usar também uma unidade em Jacareí (SP) para produzir outros modelos do grupo ainda em 2025, incluindo as marcas Omoda e Jaecoo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A GAC Motors está negociando a construção de uma fábrica em Catalão (GO). A Geeley, responsável pela importação do primeiro lote do SUV elétrico EX5 pelo porto de Paranaguá (PR), avalia a possibilidade de instalar uma unidade em São José dos Pinhais (PR), em colaboração com a Renault.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.