Veículos elétricos importados terão aumento de imposto a partir desta terça-feira
O governo aumentará as taxas em até 30%, seguindo um plano gradual que atingirá 35% em julho de 2026.

Aumento de Imposto para Veículos Elétricos e Híbridos no Brasil
A partir desta terça-feira (1º de julho de 2025), o governo federal aumentará o imposto de importação para veículos elétricos e híbridos no Brasil. As alíquotas variarão de 25% a 30%, conforme o cronograma estabelecido em novembro de 2023 pelo Comitê Executivo de Gestão da Camex (Câmara de Comércio Exterior) e divulgado pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida tem como objetivo o fortalecimento e a competitividade dos veículos fabricados em território nacional. Segundo informações do g1, o plano de elevação gradual das taxas continuará até julho de 2026, quando todos os tipos de veículos eletrificados terão alíquota de 35%.
Dados do Setor Automotivo
Os dados do setor automotivo indicam que o Brasil registrou 187 mil veículos importados emplacados de janeiro a maio de 2025, número 19,3% superior aos 156 mil registrados no mesmo período de 2024. Segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), as marcas chinesas detêm 55,9% do mercado de carros eletrificados no país.
Leia também:

Bolsonaro se declara culpado ao solicitar perdão, afirma que Lula

Produtores rurais e compradores internacionais se encontram em rodadas de negócios na Expointer

Elevador da Glória causa acidente em Lisboa e deixa pelo menos 20 pessoas feridas
Investimentos para Evitar o Aumento do Imposto
Para evitar as novas alíquotas, diversas montadoras estrangeiras investem na produção local. A Byd adquiriu a antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), mas enfrentou atrasos no cronograma original, que previa o início das operações no último trimestre de 2024. Problemas como denúncias de condições análogas à escravidão envolvendo trabalhadores chineses e a contratação de uma nova empresa para finalizar as obras contribuíram para o adiantamento.
A GWM utiliza as antigas instalações da Mercedes-Benz em Iraçemápolis (SP) e planeja iniciar a pré-produção ainda em julho, conforme informações da própria empresa. A Changan Chery já fabrica alguns SUVs da linha Tiggo em Anápolis (GO) e pretende usar também uma unidade em Jacareí (SP) para produzir outros modelos do grupo ainda em 2025, incluindo as marcas Omoda e Jaecoo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A GAC Motors está negociando a construção de uma fábrica em Catalão (GO). A Geeley, responsável pela importação do primeiro lote do SUV elétrico EX5 pelo porto de Paranaguá (PR), avalia a possibilidade de instalar uma unidade em São José dos Pinhais (PR), em colaboração com a Renault.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.