Escala de trabalho no varejo muda! Empresas testam a jornada 5×2 e impactam o mercado. Saiba mais!
A discussão sobre a possibilidade de mudança nas escalas de trabalho no varejo ganhou força em 2026. Muitas empresas começaram a testar a jornada de trabalho 5×2 como forma de tentar reter seus funcionários. No entanto, é importante ressaltar que essa mudança ainda não é uma regra nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão de migrar da escala 6×1 para a 5×2 depende exclusivamente da vontade da empresa.
Diversas redes varejistas já implementaram a escala 5×2. Entre elas, destacam-se o Grupo Savegnago e o Paulistão Atacadista. A Rede Pague Menos, que possui diversos supermercados, também adotou a nova escala com o objetivo de melhorar o clima interno e a retenção de funcionários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Coop – Cooperativa de Consumo e o Supermercado do Frade também estão testando a nova escala em suas unidades. O Grupo UNI-X, responsável por Enxuto e Flex Atacarejo, iniciou projetos-piloto com a nova escala.
A maior concentração de testes e implantações da escala 5×2 está no estado de São Paulo. Cidades como Campinas, Sumaré, Hortolândia, Barretos, Sertãozinho e Franca, além das regiões do litoral norte, ABC Paulista e municípios como São José dos Campos, Sorocaba, Piracicaba e Tatuí, estão em fase de testes.
Uma das principais dúvidas dos trabalhadores é se a migração da escala 6×1 para a 5×2 implica em uma redução salarial. Em geral, a mudança não reduz o salário mensal, desde que a carga horária semanal seja mantida. No entanto, podem ocorrer alterações indiretas, como a redução de horas extras ou a readequação do banco de horas.
É importante ressaltar que a empresa não é obrigada a oferecer a escala 5×2. A decisão de adotar essa nova escala é uma estratégia de gestão, visando reduzir a rotatividade, aumentar a satisfação dos funcionários e enfrentar a dificuldade de contratação no varejo.
A migração só ocorre se a empresa decidir ou se houver acordo coletivo entre sindicatos e empresa.
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.