Varejo apresenta estabilidade quase completa em maio, indicam dados
Atenção indica que a redução da atividade econômica pode estar se aproximando do limite.

O desempenho do varejo apresentou estabilidade em maio, registrando uma redução de 0,1% em relação ao mês anterior, conforme dados do Índice de Varejo Stone (IVS). Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve uma desaceleração de 0,5%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Matheus Calvelli, cientista de dados e pesquisador da Stone, indica que o resultado consistente indica que a redução da atividade econômica pode estar se aproximando do seu limite.
O mercado de trabalho apresentou sinais positivos, com redução da taxa de desemprego e aumento da criação de empregos formais, conforme avaliou.
Leia também:

O Brasil enfrenta o problema do reajuste tarifário devido à ausência de estratégia e de um objetivo claro, afirma Alberto Pfeifer

Imposto de Trump: Alíquotas recíprocas globais de até 41% são implementadas

Lula planeja resposta coordenada com chefes de Estado do grupo BRICS
Apesar da possível estabilização da atividade econômica, o cenário ainda demanda cautela, sobretudo em razão do comprometimento da renda das famílias.
Preveem-se para o próximo mês uma manutenção desse ritmo moderado. No entanto, para o segundo semestre, caso haja confirmação de cortes na taxa de juros e o mercado de trabalho continue em forte expansão, existe a possibilidade de melhoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa indicou que cinco dos oito segmentos avaliados apresentaram crescimento no período, notadamente hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e tabaco (1,5%) e móveis e eletrodomésticos (0,7%).
Os segmentos de livros, jornais, revistas e papelaria registraram uma redução de 2% e os de combustíveis e lubrificantes, 1,5%, no comparativo mensal.
O comércio físico apresentou aumento de 0,5%, enquanto o comércio digital teve queda de 3,1%.
Os resultados indicam que o comércio eletrônico ainda apresenta os impactos da queda na procura, possivelmente devido a um consumidor mais prudente, considerando o cenário econômico que demanda cautela, afirmou o pesquisador da Stone.
Entre os estados avaliados, 18 registraram aumento nas vendas anuais, com destaque para Amazonas (6,9%), Acre (6,3%) e Sergipe (5,8%).
O Mato Grosso do Sul apresentou a maior redução, com queda de 3,8%, seguido pelo Rio Grande do Sul (3,2%) e pelo Distrito Federal (2,7%).
O mercado de trabalho apresenta uma disputa entre a prática do quiet quitting e a quiet hiring.
Sob a supervisão de Gabriel Bosa.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.