O vice-presidente americano indicou que os próximos passos do Irã seriam definidos em até 24 horas.
O presidente Donald Trump tomou uma decisão final “minutos antes das bombas serem lançadas” no sábado (21), informou o vice-presidente JD Vance, que acrescentou que o presidente dos EUA “tinha a capacidade de adiar esse ataque até o último minuto” e optou por seguir em frente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os Estados Unidos está acompanhando de perto se o Irã ataca as tropas americanas ou persiste em seu programa de armas nucleares, afirmou Vance em uma entrevista ao programa “Meet the Press with Kristen Welker” da NBC.
Ele indicou que os próximos passos do Irã se tornariam claros nas próximas 24 horas, caracterizando um “momento muito delicado”.
Até agora, afirmou Vance, os EUA receberam algumas mensagens indiretas dos iranianos, já que o secretário de Defesa, Pete Hegseth, disse no domingo anterior que havia “mensagens públicas e privadas sendo entregues diretamente aos iranianos por vários canais”.
Vance afirmou que essa ação de interromper o tráfego marítimo no Estreito de Ormuz seria “suicida” e “destruiria sua própria economia”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os Estados Unidos reiteraram que não possuem “nenhum interesse em tropas no terreno” e rejeitaram preocupações de que o envolvimento americano pudesse intensificar a situação.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.