Pesquisa europeia aponta vantagens para o sistema cardiovascular; vacinas são disponibilizadas no SUS.
Vacinas contra a gripe, COVID-19, pneumococo e herpes zoster diminuem o risco de infartos, derrames e piora da insuficiência cardíaca, conforme diretriz publicada no final de junho pela Sociedade Europeia de Cardiologia no European Heart Journal. O estudo, um consenso clínico, analisou evidências científicas sobre o papel da vacinação na prevenção de eventos cardiovasculares. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo nesta 3ª feira (22.jul.2025).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A vacinação contra a gripe diminui em até 60% o risco de infecção e está relacionada a uma queda de 30% nos eventos cardiovasculares graves. O estudo IAMI (Influenza Vaccination After Myocardial Infarction), que monitorou pacientes após um infarto, revelou uma redução de até 41% na mortalidade cardiovascular entre os indivíduos vacinados.
A vacina contra pneumococo pode reduzir em até 10% o risco cardiovascular, conforme o documento. A imunização contra herpes zoster, com eficácia superior a 90% na prevenção da doença, foi associada a uma diminuição de mais de 50% nos eventos cardiovasculares. A vacina contra o VSR (vírus sincicial respiratório), indicada para idosos, apresentou 89% de eficácia na prevenção de infecções pulmonares.
Em relação à Covid-19, a diretriz indica que a infecção pelo coronavírus aumentou expressivamente o risco de eventos como infarto, arritmias, insuficiência cardíaca e morte, principalmente no início da pandemia. Pacientes com doenças cardiovasculares prévias têm cerca de 30% mais chances de desenvolver Covid longa, com sintomas como fadiga, dispneia e dor torácica. A vacinação contra Covid-19 ajudou a reduzir esse risco em até 43%.
Especialistas analisaram dados de estudos observacionais e ensaios clínicos randomizados para determinar como essas vacinas diminuem internações e óbitos decorrentes de doenças cardíacas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.