Usuários do Gov.br são aconselhados a fortalecerem a proteção de suas contas

É recomendável a verificação em duas etapas, embora não seja exigida, para prevenir problemas na conta.

27/07/2025 17:00

2 min de leitura

Usuários do Gov.br são aconselhados a fortalecerem a proteção de suas contas
(Imagem de reprodução da internet).

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) aconselhou os usuários da conta Ouro do Gov.br a emprevarem a ferramenta de verificação em duas etapas, o que aumentará a segurança para aproximadamente 72 milhões de usuários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme a documentação, a alteração não é obrigatória e, se for implementada, pode ser desativada a qualquer momento.

O Ministério, contudo, enfatiza que se trata de uma solução de segurança muito eficaz para impedir acessos não autorizados quando combinada com o uso da biometria.

Leia também:

Atualmente, 27% das contas de nível ouro já utilizam essa funcionalidade.

A plataforma Gov.br conta com mais de 169 milhões de usuários e disponibiliza mais de 4.700 serviços digitais federais, além de outros 8.700 serviços estaduais e municipais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A assinatura gov.br, o Meu INSS, o Meu SUS Digital, o Enem, o Fies, a Carteira de Trabalho Digital e a Carteira Digital de Trânsito são serviços amplamente utilizados pelos brasileiros.

Através da plataforma, é possível assinar documentos com validade jurídica, abrir empresas e realizar transferências de veículos. Também há pesquisa por serviços de acordo com o perfil do usuário, seja ele estudante, agricultor, turista, empreendedor ou trabalhador.

Ativação

O ministério informa que, a partir de agora, usuários com conta Ouro que acessarem o Gov.br receberão convite para habilitar a verificação em duas etapas via aplicativo.

Será possível pular a ativação, e será encaminhado um e-mail ou SMS avisando que, no próximo acesso, será solicitado habilitar a solução.

Após este processo, ao realizar uma nova autenticação, a sugestão da ativação da verificação foi novamente recomendada.

Caso o usuário apresente algum problema com a funcionalidade de segurança, é possível desativá-la a qualquer momento, seguindo as regras disponíveis no aplicativo Gov.br em “Segurança da conta”. As orientações também estão disponíveis no portal, destacou o ministério ao lembrar ser possível, ainda, conversar com um atendente para esclarecer eventuais dúvidas.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)