Usuários da internet criticam Trump com termo “vampetaço” em resposta a tarifas

Memes com Vampeta nu proliferam em redes do governo dos EUA como protesto contra taxa de 50% e investigação comercial.

16/07/2025 19:15

1 min de leitura

Usuários da internet criticam Trump com termo “vampetaço” em resposta a tarifas
(Imagem de reprodução da internet).

A população brasileira utilizou as redes sociais para divulgar memes com a imagem do ex-jogador Vampeta, em reação ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), e ao governo norte-americano. A ação, chamada de “vampetação”, surgiu como manifestação contra a taxa de 50% divulgada pelos EUA sobre produtos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ação também é uma reação à abertura de uma investigação comercial para apurar supostas práticas desleais relacionadas ao Pix e ao comércio informal na Rua 25 de Março, em São Paulo.

A publicação da USTR no X na terça-feira (15.jul) sobre as medidas provocou reações no Brasil, com diversas manifestações do tipo “vampetação”. Uma delas mostra o órgão genital de Vampeta coberto pelo símbolo do Pix, acompanhado da frase: “Alô, Trump! Tira a mão do meu Pix”.

Leia também:

O que é o “vampetação”?

A “vampetação” é um protesto online cômico que emprega uma fotografia do ensaio nudez do ex-jogador Vampeta para a revista G Magazine, ocorrido em 1999. A imagem é modificada em memes e divulgada em larga escala a órgãos competentes e indivíduos influentes.

Em fevereiro de 2024, a campanha focou no ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, após críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em março, o alvo foi Elon Musk, proprietário do X, após ele atacar o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Poder 360

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.