A universidade de futebol americano do Michigan Wolverines foi multada em milhões de dólares pela NCAA nesta sexta-feira (15), e o técnico principal Sherrone Moore recebeu uma suspensão adicional devido ao escândalo de roubo de sinais envolvendo o ex-funcionário Connor Stalions.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão da NCAA, em seu comunicado, indicou que a maioria das sanções decorreu do “esquema ilegal de observação” orquestrado por Stalions, sob a liderança do então técnico principal Jim Harbaugh.
Stalions foi submetido a uma suspensão de 8 anos, o que o impede de competir em qualquer atividade ligada ao atletismo durante esse período.
LEIA TAMBÉM!
Harbaugh foi condenado a uma proibição de 10 anos pelo roubo de sinais, com o início da punição em 7 de agosto de 2028, após o término de outra restrição de 4 anos relacionada a um caso de recrutamento encerrado pela NCAA no ano anterior.
A NCAA declarou, em comunicado na sexta-feira, que o programa liderado por Harbaugh, técnico do Los Angeles Chargers da NFL, infringiu normas relacionadas a um esquema de vigilância presencial fora do campus, incentivos e comunicações irregulares de recrutamento, regras de responsabilidade do técnico principal, falhas individuais em cooperar e a falha do Michigan em monitorar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Interceptador de sinais
Durante três temporadas, Stalions coordenou e organizou indivíduos para realizar observações presenciais fora do campus dos futuros adversários regulares de Michigan, uma rede conhecida como “KGB”.
A NCAA acusou Stalions de adquirir ingressos e transferi-los para pessoas que gravavam os sinais dos oponentes e forneciam essas filmagens à equipe.
Através dessas filmagens, Stalions identificava os movimentos dos oponentes do Michigan.
O técnico atual dos Wolverines, Moore, que atuou como auxiliar técnico sob Harbaugh, foi condenado a uma restrição de dois anos e uma suspensão de três partidas.
A NCAA adicionou mais um jogo à suspensão de Moore, que já havia sido aplicada por dois jogos nesta temporada, sendo cumprido no primeiro jogo da temporada 2026-27.
A NCAA justificou a punição a Moore por conta de “violação por falta de cooperação”, informando que ele “excluiu toda a série de 52 mensagens de texto com Stalions de seu telefone pessoal e apagou de seu telefone fornecido pela escola uma única mensagem que fazia parte de uma conversa mais ampla que mencionava Stalions ao lado de Moore durante um jogo e equipe”.
O que é o roubo de sinais
A coleta de informações sobre os sinais que uma equipe utiliza para chamar jogadas ofensivas e defensivas não é proibida pelas regras da NCAA, contanto que não haja comunicação eletrônica interceptada durante o jogo. A observação presencial, por outro lado, é expressamente proibida pelo regulamento.
A observação presencial fora do campus de futuros adversários (na mesma temporada) é proibida.
Em 2023, Harbaugh foi suspenso dos três primeiros jogos da temporada, uma penalidade que ele mesmo impôs após acusações de irregularidades no processo de recrutamento.
Fonte por: CNN Brasil