Universidade de São Paulo perde posição em ranking global de universidades
A Universidade de Buenos Aires é a única instituição da América Latina presente no ranking das cem melhores do mundo elaborado pela QS World.
A Universidade de São Paulo (USP) não figura mais entre as 100 melhores universidades do mundo. Na 22ª edição do Índice QS World University Rankings 2026, a instituição brasileira ocupa a 108ª posição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Universidade de Buenos Aires (UBA) é a única instituição latino-americana presente no ranking QS World, posicionando-se em 84º lugar. A Pontifícia Universidade Católica do Chile ocupa a 116ª posição.
A Universidade de São Paulo, a principal instituição de ensino superior do país, registrou uma leve descida no ranking, situando-se em 92ª posição em 2024, após ter alcançado a 85ª posição em 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, segundo a análise do QS World, o Brasil permanece como o sistema de ensino superior mais robusto da América Latina, possuindo um número maior de instituições básicas do que qualquer outro país da região e um volume significativo de universidades entre as 500 melhores do mundo.
Há quatro nessa condição: além da USP, constam na lista a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na posição 232; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 304, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 489º lugar.
Leia também:
FURG se torna pioneira e lança curso de Engenharia de Robôs no Brasil para 2026
Adelmo Rossi revela como Machado de Assis antecipou conceitos de Freud em nova obra fascinante
CPS alerta sobre falsos sites para inscrição no Vestibulinho das Etecs; confira detalhes!
A lista da QS para este ano avaliou mais de 1.500 universidades de 106 países e territórios. O Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, lidera o ranking pela 14ª vez consecutiva, seguido pelo Imperial College, de Londres, e a Universidade Stanford, ambas nos EUA.
Precisa estudar História do Brasil para o vestibular? Curso pode ajudar.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.












