O Conselho Universitário da USP aprovou na terça-feira (3.jun.2025) a construção de uma nova Unidade de Emergência do HC (Hospital das Clínicas) da FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) com 400 novos leitos. A decisão compreende a aquisição de uma área de 795.736,14 m² em Ribeirão Preto, com um investimento estimado em R$ 281 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após a aquisição do terreno na cidade do interior paulista, a universidade cederá a área para a Secretaria de Estado da Saúde, que será responsável pelo custeio e pela gestão da nova unidade. O local atualmente abriga o Hospital Santa Tereza e o Hospital Estadual, ambos sob gestão do Estado, que serão incorporados ao Hospital das Clínicas da cidade.
O Hospital Santa Tereza se transformará no Instituto de Psiquiatria e Saúde. Já o Hospital Estadual de Ribeirão Preto servirá como campo de prática acadêmica para estudantes da Faculdade de Medicina e da Escola de Enfermagem da USP.
LEIA TAMBÉM!
A expansão do campus de Ribeirão Preto também prevê a implantação de dois novos núcleos acadêmicos: um escritório jurídico vinculado à Faculdade de Direito, focado no atendimento de vítimas de violência, e um setor de planejamento e gestão hospitalar, vinculado à FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade).
A USP desenvolverá 5 equipamentos em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto, sendo que esta última arcará com os custos. Quatro deles estão relacionados à atenção à saúde, vinculados ao SUS, e um à educação e biodiversidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto também contempla uma Farmácia Universitária Modelo e um Laboratório de Análises Clínicas associado à Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto.
Os dois projetos contemplam, sobretudo, a necessidade das unidades em expandir suas atividades acadêmicas de extensão e de proximidade com a sociedade, fortalecendo a missão institucional da Universidade, declarou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.
Fonte por: Poder 360