Universidade de São Paulo abre processo seletivo para mestrado em Antropologia

As inscrições serão aceitas no período de 12 de agosto a 25 de agosto.

18/07/2025 14:03

1 min de leitura

Universidade de São Paulo abre processo seletivo para mestrado em Antropologia
(Imagem de reprodução da internet).

A Universidade de São Paulo informou que as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da FFLCH estarão abertas entre 12 e 25 de agosto. O ingresso é previsto para o primeiro semestre de 2026, sendo a Fuvest responsável pela organização e aplicação do processo seletivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O programa disponibilizará até 21 vagas no curso de mestrado e até 21 vagas no curso de doutorado e doutorado direto. Serão reservadas vagas para ações afirmativas. Os candidatos que concluírem a graduação até 15 de dezembro de 2025 poderão participar dos cursos de mestrado acadêmico e doutorado direto. Para o curso de doutorado, o mesmo prazo se aplica à obtenção do título de mestre.

Taxa de inscrição

Leia também:

O custo da taxa de inscrição para o processo seletivo da FFLCH-USP, a ser pago exclusivamente pelo site da Fuvest, é de R$ 219. Os candidatos que desejam solicitar a redução ou isenção da taxa deverão fazer o pedido de forma online até sexta-feira (18) e anexar os documentos pessoais e comprovantes de sua condição socioeconômica.

Seleção

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O processo seletivo para o mestrado será conduzido em duas etapas. A primeira englobará um exame de conhecimentos em Antropologia, consistindo em prova escrita, a ser realizada em modalidade remota, no dia 14/09/2025. A segunda fase envolverá a avaliação do projeto de pesquisa e a terceira, a argumentação oral do projeto e do currículo.

O processo seletivo para doutorado e mestrado direto ocorrerá em duas etapas. A primeira será a avaliação do projeto de pesquisa e da carta de apresentação; a segunda, a defesa oral do projeto, da carta de apresentação e do currículo.

A Universidade de São Paulo é a instituição brasileira que mais contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Fonte por: CNN Brasil

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.