Unidos, europeus estabelecem requisitos de acordo nuclear ao Irã para postergar sanções

Reino Unido, França e Alemanha concederam um período adicional de tempo para que Teerã cumprisse os requisitos, adiando a aplicação de sanções.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Reino Unido, França e Alemanha solicitaram à Irã, na sexta-feira (23), que atenda a três condições para que a possibilidade de reintroduzir sanções da ONU seja suspensa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Visa assegurar um espaço para negociações acerca de um acordo que atenue suas preocupações em relação ao programa nuclear de Teerã.

Os enviados da ONU, conhecidos como o E3, divulgaram uma declaração conjunta antes de uma reunião do Conselho de Segurança, um dia após lançarem um processo de 30 dias para que a ONU volte a impor sanções ao Irã em relação ao seu programa nuclear contestado.

LEIA TAMBÉM!

O Acordo de Implementação Conjunta (E3) propôs postergar o retorno das sanções — denominado “snapback” — por até seis meses se o Irã restabelecer o acesso dos inspetores nucleares da ONU, tratar as preocupações sobre seu estoque de urânio enriquecido e se engajar em negociações com os Estados Unidos.

“Nossas solicitações foram justas e realistas”, declarou a embaixadora do Reino Unido na ONU, Barbara Woodward, que proferiu o comunicado. “Contudo, a partir de hoje, o Irã não demonstrou nenhuma intenção de que seja sério sobre o encontro.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela afirmou que solicitava ao Irã repensar sua posição, alcançar um entendimento conforme sua proposta e contribuir para a criação de espaço para uma solução diplomática para o problema a longo prazo, acompanhada pelas contrapartes alemã e francesa.

Antes de iniciar o processo de “snapback”, na quinta-feira (28), o Irã afirmou que as negociações com a E3 continuariam, alertando que qualquer ação da E3 resultaria na interrupção das negociações.

Um alto funcionário iraniano em Teerã declarou à Reuters nesta sexta-feira (29): “Se as negociações continuarem, isso depende da decisão do Conselho Supremo de Segurança Nacional. O E3 precisa demonstrar a Teerã que há boa fé.”

Os inspetores nucleares da ONU voltaram a Irã pela primeira vez após a suspensão da cooperação decorrente dos ataques de junho em suas instalações nucleares perpetrados por Israel e pelos Estados Unidos.

O Irã ainda não havia chegado a um acordo sobre como retomaria todo o trabalho com a Agência Internacional de Energia Atômica.

A Rússia e a China também apresentaram um projeto do Conselho de Segurança da ONU que prorrogaria o acordo nuclear com o Irã por seis meses em 2015 e demandaria que todas as partes retomassem as negociações imediatamente. Contudo, eles ainda não solicitaram uma votação.

O grupo, parceiros estratégicos do Irã, retirou uma redação polêmica do documento que teria possibilitado ao E3 reverter as penalidades da ONU contra o Irã.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Sair da versão mobile