Unicamp: explore outras modalidades de acesso

A instituição disponibiliza vagas por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio e outras formas de ingresso.

25/07/2025 12:55

1 min de leitura

Unicamp: explore outras modalidades de acesso
(Imagem de reprodução da internet).

A Universidade Estadual de Campinas lançou, na semana passada, o edital do Vestibular 2026, um dos mais disputados do país. O novo processo seletivo da instituição disponibiliza 3.338 vagas regulares em diferentes cursos de graduação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, isso não corresponde ao total de vagas oferecidas pelo Vestibular 2026, mas sim à quantidade de vagas em todas as modalidades de ingresso admitidas pela instituição.

Para uma melhor compreensão, as oportunidades de estudo na Unicamp em 2026 são distribuídas pelos seguintes sistemas de ingresso:

Leia também:

As vagas regularmente não preenchidas no Vestibular Unicamp 2026 poderão ser oferecidas a candidatos inscritos no edital Enem-Unicamp e no Provão Paulista, nesta ordem.

Verifique a distribuição das 2.520 vagas ofertadas no Vestibular Unicamp 2026.

Além disso, o edital prevê oportunidades na Área de Música (Erudita, Popular, Composições, Regência e Licenciatura). Candidatos que se autodeclaram pretos e pardos concorrerão a uma porcentagem mínima de 15% das vagas regulares em cada curso ou, se aplicável, até 27,2% das vagas, caso haja candidatos de 1ª opção que atendam aos critérios de NMO (Nota Mínima de Opção) do respectivo curso, conforme Tabela apresentada no Anexo III do edital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inscrições para o Vestibular Unicamp 2026

O período de inscrições terá início em 1º de agosto e término em 1º de setembro. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares). O valor da taxa de inscrição será de R$ 221. A lista com os candidatos contemplados com a isenção da taxa será divulgada em 30 de julho.

O Exame Vestibular 2026 da Unicamp será realizado em duas fases, com a primeira em 26 de outubro e a segunda nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. O conteúdo programático está disponível no site da Comvest.

Qual livro de Machado de Assis devo ler primeiro? Especialista dá dicas

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.