Unicamp 2026: veja os principais destaques da primeira fase da prova realizada neste domingo (26)

Prova ocorreu neste domingo (26) em 31 cidades do estado de São Paulo e em seis capitais, mobilizando milhares de participantes.

26/10/2025 17:12

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Vestibular da Unicamp destaca América Latina e produção audiovisual

A primeira fase do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) trouxe à tona temas relacionados à América Latina e à produção audiovisual nacional, conforme apontado pela equipe de professores do Poliedro Curso Campinas. A prova ocorreu neste domingo (26) em 31 cidades do estado de São Paulo, além de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De maneira geral, o exame não apresentou surpresas e manteve as características dos anos anteriores, favorecendo os estudantes que se dedicaram às provas passadas. A maior exigência foi em relação às habilidades de leitura, compreensão e inferência.

Nos conteúdos de história, filosofia e sociologia, os temas relacionados à América Latina foram os mais destacados, com ênfase em casos argentinos para discutir o tráfico de drogas e o conceito de contrato social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Questões de inglês e matemática no vestibular

Na parte de inglês, foram incluídas questões sobre o filme “Ainda Estou Aqui”, que conquistou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A equipe do Poliedro observou que as questões mantiveram o mesmo nível de dificuldade, mas estavam menos confusas em comparação ao último vestibular.

Por outro lado, a seção de matemática apresentou uma mudança, deixando de lado as questões sobre PA/PG. Em seu lugar, polinômios e geometria analítica foram abordados na prova, após um período de ausência.

Leia também:

Menor taxa de abstenção em 15 anos

A primeira fase do vestibular da Unicamp registrou a menor taxa de abstenção dos últimos 15 anos, segundo a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp). Em um balanço divulgado na tarde deste domingo, a Comvest informou que apenas 3.980 dos 61.698 inscritos não compareceram aos locais de prova, resultando em uma taxa de 6,4%.

As principais abstenções ocorreram em Campinas (7,7%) e São Paulo (5,6%). A Comvest divulgará o gabarito oficial da prova da primeira fase na quarta-feira (29), enquanto a lista de aprovados para a segunda fase será divulgada no dia 24 de novembro.

Calendário do Vestibular Unicamp 2026

  • 2ª fase: 30 de novembro e 1º de dezembro
  • Provas de habilidades específicas (exceto música): 3 a 5 de dezembro
  • Divulgação dos aprovados em 1ª chamada: 23 de janeiro de 2026
  • Matrícula virtual da 1ª chamada: 26 e 27 de janeiro de 2026

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.