O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta segunda-feira, 25, que o Canadá e o Mercosul, bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, retomam as negociações de um acordo de livre comércio. O chanceler Mauro Vieira se reuniu nesta segunda com o ministro de Comércio Internacional do Canadá, Maninder Sidhu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Itamaraty, ambos concordaram em aumentar os fluxos comerciais e de investimento mútuos, como parte de suas estratégias de diversificação e expansão de mercados. O movimento ocorre em meio à ofensiva comercial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Da mesma forma que o Brasil, o Canadá também tem sido alvo de tarifas impostas pelo governo norte-americano e intensificou sua busca por novos parceiros comerciais.
De acordo com o governo brasileiro, em 2024, o Canadá foi a nona maior destinadora das exportações brasileiras. Entre janeiro e julho deste ano, as exportações para o Canadá totalizaram 4 bilhões de dólares, um aumento de 20% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O Canadá ocupa a décima primeira posição em investimento estrangeiro direto no Brasil.
LEIA TAMBÉM!
Para alcançar maior diversificação econômica, ficou definido que os diretores responsáveis pela área comercial inicie discussions, inclusive com uma reunião de chefes negociadores no início de outubro, conforme comunicado conjunto divulgado após o encontro dos líderes.
A conclusão ressalta que o reinício das negociações comerciais entre o Mercosul e o Canadá representa um indicativo inequívoco do compromisso mútuo de aprofundar os laços econômicos mutuamente vantajosos e de criar novas oportunidades relevantes para empresas, trabalhadores e comunidades em ambos os lados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Carta Capital