União Europeia expressa total apoio à Groenlândia, em resposta ao interesse renovado de Donald Trump em adquirir a ilha. Saiba mais!
A União Europeia manifestou seu “total apoio e solidariedade” à Groenlândia, diante do renovado interesse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em adquirir a ilha ártica. Durante um discurso na quarta-feira (7), o presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa, afirmou: “Pertence ao seu povo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nada pode ser decidido sobre a Dinamarca e sobre a Groenlândia sem a Dinamarca, ou sem a Groenlândia.”
As declarações surgem enquanto o governo Trump está “ativamente” discutindo a possibilidade de comprar o território dinamarquês. A porta-voz da Casa Branca, Leavitt, mencionou que a Groenlândia é “vantajosa para a segurança nacional dos Estados Unidos” e que Trump acredita que isso é do melhor interesse do país para “deter a agressão russa e chinesa na região do Ártico”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou que se reunirá com autoridades dinamarquesas na próxima semana, após os ministros das Relações Exteriores da Groenlândia e da Dinamarca solicitarem um encontro. Apesar do interesse do governo Trump em controlar o vasto território, rico em recursos, a Dinamarca tem rejeitado essas propostas de forma consistente.
A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, reiterou na segunda-feira que “já disse repetidas vezes que não quer fazer parte dos Estados Unidos”. A posição da Dinamarca reflete a resistência em relação às tentativas de aquisição do território por parte dos EUA.
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.