A União Brasil e o PP (Progressistas) formaram uma federação partidária nesta terça-feira (19). Na manhã, os dois partidos realizaram reuniões separadas e, à tarde, foi realizada a primeira convenção oficial da Federação União Progressista (UPb).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As duas legendas contam com um total de 109 deputados federais e 15 senadores. Representa a maior bancada da Câmara dos Deputados e uma das maiores do Senado Federal.
A Federação União Progressista (UPb) também contabilizou 12.398 vereadores, 1.335 prefeitos, 186 deputados estaduais e quatro distritais. Possui, ainda, seis governadores – entre eles o pretendente à presidência, Ronaldo Caiado (GO), quatro vice-governadores e 1.183 vice-prefeitos.
LEIA TAMBÉM!
O exercício da presidência da Federação será compartilhado entre o presidente do PP, senador Ciro Nogueira, e o presidente do União Brasil, Antônio Rueda.
A União e o Progressistas possuem quatro ministérios na Esplanada dos Ministérios. Para a União: Celso Sabino (Turismo), Waldez Gozálvez (Integração Nacional) e Frederico de Siqueira (Comunicações); e para o Progressistas: André Fufuca (Esporte).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar do posicionamento crítico na fundação da Federação, as coligações não devem promover uma saída imediata do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A aliança permitirá que ministros permaneçam em seus cargos até então. A maioria deverá se desincompatibilizar em abril, contudo, para a eleição de 2026.
Apesar do posicionamento mais recente do presidente do União Brasil, Antonio Rueda, sobre a condução do governo em relação à crise com os Estados Unidos, ele não defende abertamente a saída do governo.
Já Ciro Nogueira, presidente do PP, exerce pressão para que o ministro André Fufuca deixe o cargo.
Aproximação com o Projeto de Lei
O lançamento oficial da União Progressista acontece em um período de desconforto com o governo. As críticas se direcionam à condução do presidente Lula em relação à tarifação dos Estados Unidos e a uma proximidade com o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O presidente reuniu os ministros em uma sessão particular, manifestando insatisfação com o comportamento de membros do partido.
A CNN divulgou que, em seguida, Ciro e Rueda conversaram em particular com Valdemar Costa Neto, presidente do PL.
Fonte por: CNN Brasil