Unhas longas e saudáveis agora são possíveis sem gel! Descubra 5 cuidados essenciais para unhas fortes, resistentes e com crescimento incrível. Dicas imperdíveis para você ter unhas de dar inveja!
Por muito tempo, o alongamento em gel foi visto como a solução ideal para quem desejava unhas mais compridas. No entanto, esse cenário está mudando. Muitas mulheres relatam unhas mais fracas e sensíveis após a remoção do procedimento, além do alto custo de manutenção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A boa notícia é que você não precisa de gel para ter unhas fortes e compridas. Isso porque, com cuidados diários e escolhas corretas, é possível fortalecer as unhas e estimular um crescimento saudável. Reunimos cinco dicas que podem fazer a diferença no seu dia a dia.
Primeiramente, unhas que quebram com facilidade quase sempre estão ressecadas. Um erro comum é apostar em esmaltes fortalecedores e esquecer do cuidado básico: hidratá-las, especialmente as cutículas. Óleos específicos para cutículas, óleo de rícino, óleo de amêndoas e até mesmo azeite de oliva ajudam a nutrir e, consequentemente, a promover um crescimento mais saudável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Remover a cutícula em excesso pode deixar as unhas mais expostas, aumentando o risco de quebras, descamação e até infecções. A recomendação é empurrar a cutícula suavemente, sem cortes profundos e manter a região sempre hidratada. Essa prática ajuda a reduzir agressões constantes à matriz da unha e favorece um crescimento mais contínuo e saudável.
De fato, as bases fortalecedoras ajudam no processo de crescimento das unhas. Mas, é preciso ter cuidado. Prefira bases com ativos como queratina, biotina, pantenol e cálcio. O ideal é alternar o uso e fazer pausas regulares para evitar sobrecarga química.
Além dos cuidados externos, cuidar das unhas vai muito além do que você passa por fora. A falta de nutrientes como biotina, ferro, zinco e proteínas compromete o crescimento e a resistência. É fundamental incluir alguns alimentos no seu dia a dia, como ovos, castanhas, folhas verdes, peixes e legumes.
Em alguns casos, o dermatologista pode indicar suplementação, mas para isso, é necessário consultar um médico.
Por fim, o uso contínuo de esmaltes, principalmente de longa duração, podem ressecar, manchar e enfraquecer as unhas. O ideal é dar um intervalo sem esmalte para que a unha se regenere naturalmente. Durante esse período, intensifique a hidratação e, se quiser, utilize apenas uma base transparente nutritiva.
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.