Unesp amplia questões interdisciplinares no Vestibular 2026
A Unesp (Universidade Estadual Paulista) irá aumentar a quantidade de questões interdisciplinares na prova do Vestibular 2026, que será realizada no próximo domingo (2) em 35 cidades. Esse modelo, que promove uma visão integrada dos conhecimentos, foi implementado na Unesp em 2019 e, desde então, foram aplicadas 108 questões desse tipo, representando uma média de 18 por ano, ou 20% das 90 questões da primeira fase do exame.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A reitora da Unesp, Maysa Furlan, considera a inclusão dessas questões um sucesso e uma notícia positiva tanto para a universidade quanto para os candidatos. Segundo Maysa, esse método combina conhecimentos de diversas áreas em uma única questão, exigindo uma visão integrada do candidato. “É um exemplo prático de conexões entre diferentes áreas para analisar um fenômeno”, destacou.
As questões podem relacionar biologia, matemática, história e geografia, unindo as áreas de humanidades, exatas e biológicas. “Isso faz com que os nossos jovens se voltem para a leitura e interpretação, especialmente da questão, e abordem temáticas atuais da sociedade contemporânea, como questões éticas, culturais e sociais”, afirmou a reitora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Preparação para desafios contemporâneos
Essa abordagem visa preparar os alunos para uma visão mais ampla na universidade e para entender os desafios da sociedade, incentivando a leitura de textos variados, incluindo jornalismo crítico e contemporâneo, conforme Maysa. A Unesp já adota questões interdisciplinares desde o Vestibular 2020, aplicado em 2019, e para o exame atual, a universidade planeja aumentar o número dessas questões.
Renato Eugênio da Silva Diniz, superintendente acadêmico da Fundação Vunesp, responsável pela aplicação das provas, afirma que a prova segue o princípio da transparência. “A interdisciplinaridade promove uma visão integrada dos conhecimentos escolares.
LEIA TAMBÉM!
O Relatório do Vestibular Unesp, publicado anualmente, demonstra os resultados positivos do uso das questões interdisciplinares”, declarou Diniz.
Detalhes do Vestibular Unesp 2026
O Vestibular Unesp 2026 oferece 5.867 vagas. As fases ocorrerão no próximo domingo (2) em 35 cidades, sendo 31 em São Paulo, além de Brasília-DF, Campo Grande-MS, Curitiba-PR e Uberlândia-MG. A primeira fase terá duração de cinco horas e será composta por 90 questões de múltipla escolha, abrangendo áreas como linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.
O resultado da primeira fase será divulgado em 28 de novembro. As provas da segunda fase estão agendadas para 7 e 8 de dezembro, com o resultado final previsto para 30 de janeiro de 2026.
Outras formas de ingresso na Unesp
A Unesp também disponibiliza outras formas de ingresso, com 729 vagas via notas do Enem, 934 vagas pelo Provão Paulista e 160 vagas pelo Vestibular Meio de Ano 2026, totalizando 7.690 vagas em 136 cursos de graduação. A Unesp é uma universidade pública e gratuita, com presença em 24 cidades do estado de São Paulo e 34 unidades universitárias, atendendo cerca de 50 mil estudantes e desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Serviço
- Vestibular Unesp 2026
- Provas da 1ª fase: 2 de novembro
- Resultado: 28 de novembro
- Provas da 2ª fase: 7 e 8 de dezembro
- Resultado final: 30 de janeiro de 2026
