UFSCar surpreende com a criação de quatro novos cursos de graduação em 2026, incluindo Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Inscrições em janeiro!
A UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) irá introduzir, a partir de 2026, quatro novos cursos de graduação. As vagas estarão disponíveis na próxima edição do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), com ingresso baseado nas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) das edições de 2023, 2024 ou 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As inscrições estão programadas para janeiro de 2026.
Douglas Verrangia, pró-reitor de graduação da UFSCar, destaca que a criação desses cursos representa um momento estratégico de expansão e inovação para a instituição. Segundo ele, os bacharelados interdisciplinares foram desenvolvidos para abordar problemas complexos da sociedade contemporânea com uma abordagem transdisciplinar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os novos cursos abrangem áreas estratégicas. No campus de Sorocaba, será oferecido o bacharelado em ciência de dados e inteligência artificial. Além disso, será inaugurado o campus em São José do Rio Preto (SP), que contará com três bacharelados interdisciplinares: ciências e humanidades; ciência, tecnologia e inovação; e artes.
Conforme a UFSCar, o bacharelado em ciência de dados e inteligência artificial, em Sorocaba, está alinhado às demandas do mercado e ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. O curso, com duração de quatro anos e 40 vagas anuais em período integral, prepara profissionais com formação teórica e prática em estatística e computação.
No campus de São José do Rio Preto, os três bacharelados interdisciplinares são organizados em ciclos, promovendo uma proposta pedagógica focada na interdisciplinaridade e flexibilidade curricular. O curso de ciências e humanidades oferece uma formação abrangente, integrando diversas dimensões sociais e culturais.
A graduação em ciências e humanidades permite, em um segundo ciclo, a continuidade em formações específicas, como serviço social e arquitetura e urbanismo com ênfase em habitação de interesse social. Com 150 vagas anuais, a primeira oferta em 2026 contará com 30 vagas no período noturno.
O bacharelado em ciência, tecnologia e inovação propõe uma formação generalista, articulando ciência, tecnologia e compromisso socioambiental. Também organizado em ciclos, permite itinerários formativos em áreas como inteligência artificial e engenharia de manufatura.
Este curso terá 260 vagas anuais, com 30 vagas noturnas na primeira oferta de 2026.
Por fim, o bacharelado interdisciplinar em artes oferece uma formação humanista e técnico-criativa, integrando estudos teóricos e práticos. Com 150 vagas anuais, a primeira oferta contará com 30 vagas no período noturno. Verrangia enfatiza que essas inovações atendem às crescentes demandas do mercado e às diretrizes nacionais para a educação.
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.