A União Europeia (UE) suspendeu as medidas de retaliação pelas tarifas de importação impostas por Donald Trump após o acordo comercial firmado pelo bloco e os Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos últimos meses, a Comissão Europeia elaborou uma lista de produtos americanos que seriam tributados se os Estados Unidos e a UE não alcançassem um acordo.
A lista contemplava 93 bilhões de euros (109 bilhões de dólares ou 599 bilhões de reais) em bens. Soja, aeronaves e veículos eram alguns dos itens afetados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após meses de negociações difíceis, Bruxelas e Washington finalizaram, no final de julho, um acordo comercial que determina alíquotas de 15% para os produtos europeus exportados para os Estados Unidos.
O porta-voz do Executivo europeu, Olof Gill, declarou que “A Comissão adotou hoje o procedimento jurídico necessário para suspender a implementação de nossas contramedidas europeias”.
LEIA TAMBÉM!
A União Europeia, contudo, não descarta retomar as medidas caso o choque com a administração de Donald Trump se repita.
“Implementamos (as medidas) em congelamento, porém sempre podemos retomá-las”, declarou um funcionário da Comissão Europeia, que preferiu não ser identificado.
Fonte por: Carta Capital
