UE revoga sanções de represália aos EUA após concretização de acordo comercial com Donald Trump
A União Europeia, contudo, não descarta reiniciar as medidas se o confronto com a administração do político de extrema-direita for retomado.
A União Europeia (UE) suspendeu as medidas de retaliação pelas tarifas de importação impostas por Donald Trump após o acordo comercial firmado pelo bloco e os Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos últimos meses, a Comissão Europeia elaborou uma lista de produtos americanos que seriam tributados se os Estados Unidos e a UE não alcançassem um acordo.
A lista contemplava 93 bilhões de euros (109 bilhões de dólares ou 599 bilhões de reais) em bens. Soja, aeronaves e veículos eram alguns dos itens afetados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após meses de negociações difíceis, Bruxelas e Washington finalizaram, no final de julho, um acordo comercial que determina alíquotas de 15% para os produtos europeus exportados para os Estados Unidos.
O porta-voz do Executivo europeu, Olof Gill, declarou que “A Comissão adotou hoje o procedimento jurídico necessário para suspender a implementação de nossas contramedidas europeias”.
Leia também:
BCE Mantém Taxa Básica de Juros em 2% – Decisão Impacta Mercado Europeu
Apple bate recorde de lucro em 2025 com US$ 27,46 bilhões
Amazon bate recorde de lucro líquido em 2025 com alta das ações e IA
A União Europeia, contudo, não descarta retomar as medidas caso o choque com a administração de Donald Trump se repita.
“Implementamos (as medidas) em congelamento, porém sempre podemos retomá-las”, declarou um funcionário da Comissão Europeia, que preferiu não ser identificado.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












