Acordo UE-Mercosul avança com salvaguardas! Mecanismo aprovado em 16/12/2025 para importações agrícolas do bloco sul-americano. França e eurodeputados atendidos
Em 16 de dezembro de 2025, foi aprovado um mecanismo de salvaguarda para importações agrícolas provenientes dos países do Mercosul. Com o aval dos eurodeputados, o acordo entre a UE (União Europeia) e o Mercosul pode avançar na redação final. O órgão, que reúne representantes dos 27 países integrantes da UE, deve se reunir em 18 e 19 de dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O mecanismo de salvaguarda permite que a UE suspenda, temporariamente, as preferências tarifárias sobre produtos agrícolas do Mercosul caso essas importações causem prejuízo aos produtores do bloco europeu. A Comissão Europeia (CE) deverá investigar a adoção de medidas de proteção quando o aumento de produtos considerados sensíveis, como carne bovina ou aves, atingir 5% na média de três anos – um ajuste em relação ao limite original de 10% da proposta inicial.
O entendimento preliminar entre os blocos foi alcançado em dezembro de 2024, após aproximadamente 25 anos de negociações entre a UE e o Mercosul, formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A França e outros países europeus expressaram preocupações sobre o potencial impacto do acordo no setor agrícola, especialmente no setor agrícola francês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo francês solicitou o adiamento das votações do tratado sobre o acordo comercial pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho Europeu, em 14 de dezembro de 2025. No entanto, o aval dos eurodeputados, obtido nesta 3ª feira (16.dez), indicou que as preocupações francesas foram atendidas, com a aprovação de salvaguardas adicionais na semana anterior e o recebimento do aval final.
Autor(a):
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.