Zelensky propôs, no sábado (19.jul), que Moscou realize negociações na semana seguinte.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Servo do Povo, centro), anunciou neste sábado (19.jul.2025) que Kiev enviou a Rússia uma proposta para uma nova rodada de negociações de paz na próxima semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O líder ucraniano declarou em vídeo publicado no X que a proposta foi encaminhada ao Kremlin pelo secretário do Conselho de Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia, Rustem Umerov — que conduziu a delegação do país nos dois últimos encontros entre representantes de Kiev e Moscou.
Assista (6min18s):
O Secretário do NSDC propôs uma nova reunião com a Rússia na próxima semana. É preciso cessar o ato de se esconder das decisões. Fim do cerco. Troca de prisioneiros. Retorno de crianças. Interrupção dos assassinatos. E uma reunião no nível dos líderes é necessária para garantir verdadeiramente uma paz duradoura. A Ucrânia está pronta.
“Volodymyr Zelenskyy @ZelenskyyUa” 19 de julho de 2025
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Zelensky afirmou ser necessário acelerar o andamento das negociações, que estão paralisadas desde 2 de junho, data da última reunião entre os dois países. Ele reiterou sua disposição para se reunir pessoalmente com o presidente russo, Vladimir Putin.
Um encontro em nível de liderança é necessário para garantir verdadeiramente a paz, uma paz duradoura, afirmou o presidente ucraniano.
A Rússia não havia se pronunciado sobre a proposta até a publicação desta reportagem.
Se confirmado, tratar-se-á do 3º encontro entre os dois países em 2025. Na última reunião, realizada em Istambul (Turquia), os russos apresentaram um memorando com exigências consideradas rigorosas. Dentre os pontos, solicitavam que a Ucrânia cedesse territórios adicionais e rejeitasse todo tipo de apoio militar do Ocidente. Kiev classificou os termos como “inaceitáveis”.
Na ocasião, os países deixaram a mesa de negociações só com um acordo de troca de prisioneiros, executado em 5 etapas nas últimas semanas.
Na última segunda-feira (14.jul), o presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), ameaçou aplicar tarifas de 100% contra a Rússia caso não haja cessar-fogo em 50 dias.
Na quinta-feira (17 de jul), o Ministério das Relações Exteriores da Rússia declarou que “não aceitará chantagens” de Washington.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.