O exército ucraniano declarou, neste sábado (2), que conduziu ataques contra instalações petrolíferas na Rússia, incluindo uma refinaria de grande escala, um campo de aviação militar para drones e uma fábrica de eletrônicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As forças ucranianas informaram, por meio de comunicado no Telegram, ter realizado um ataque à refinaria de petróleo em Ryazan, situada a aproximadamente 180 km a sudeste de Moscou, causando um incêndio na área.
As forças ucranianas relataram que o depósito de petróleo Annanefteprodukt também sofreu um ataque. O local está na região de Voronezh, na fronteira com o nordeste da Ucrânia.
LEIA TAMBÉM!
O comunicado não detalha como as instalações foram afetadas, porém as Forças de Sistemas Não Tripulados são especializadas em combate com drones, abrangendo ataques de longa distância.
Não houve comentários imediatos da Rússia sobre os ataques relatados à sua infraestrutura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A SBU (Agência de Inteligência Ucraniana) relatou que seus drones atacaram o campo de aviação militar de Primorsko-Akhtarsk, utilizado para lançar ondas de drones de longo alcance contra alvos na Ucrânia.
A SBU também alegou ter destruído uma fábrica em Penza, que, de acordo com a agência, abastecia o complexo militar-industrial russo com eletrônicos.
No início da invasão em larga escala pela Rússia, em 2022, a Ucrânia não possuía resposta à vasta capacidade de ataques de longo alcance de Moscou, mas desde então desenvolveu uma frota de drones suicidas de longo alcance aptos para transportar cargas explosivas por centenas de quilômetros.
O Ministério da Defesa da Rússia comunicou, em seu boletim diário, que suas unidades de defesa neutralizaram 338 drones ucranianos durante a noite.
Os relatórios russos não indicam o número total de dispositivos ucranianos lançados.
A Força Aérea ucraniana relatou ter destruído 45 dos 53 drones lançados pela Rússia contra o território durante a noite.
Em frente às batalhas no leste da Ucrânia, o Ministério da Defesa russo declarou que suas forças tomaram a cidade de Oleksandro-Kalynove, na região de Donetsk, no sábado.
As forças russas detêm atualmente o controle de cerca de 20% do território ucraniano nas regiões leste e sul após três anos e meio de combates intensos.
Fonte por: CNN Brasil