As autoridades anticorrupção da Ucrânia anunciaram, no sábado (2), a identificação de um esquema fraudulento de corrupção relacionado à aquisição de drones militares e sistemas de interferência de sinal a preços inflacionados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A autonomia dos órgãos de investigação e acusação contra a corrupção – NABU (Escritório Nacional Anticorrupção) e SAPO (Promotoria Especializada Anticorrupção) – foi restabelecida pelo Parlamento na quinta-feira (31), após uma tentativa de removê-los gerou as maiores manifestações no país desde a invasão russa em 2022.
A NABU e o SAPO anunciaram a detenção de um parlamentar em exercício, dois funcionários locais e um número não especificado de membros da Guarda Nacional devido ao envolvimento em um esquema.
LEIA TAMBÉM!
O comunicado afirmava que a base do esquema era a celebração de contratos governamentais com fornecedores a preços artificialmente elevados, e que os participantes recebiam subornos que chegavam a 30% do valor dos contratos.
Só pode haver tolerância zero com a corrupção, trabalho em equipe claro para expô-la e, como resultado, uma sentença justa, escreveu o presidente Volodymyr Zelensky no Telegram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Zelensky detém amplos poderes presidenciais em razão do estado de guerra e mantém alta aprovação entre os ucranianos.
Após ter que se retratar politicamente por tentar submeter NABU e SAPO ao controle de seu procurador-geral, gerando os primeiros protestos em nível nacional desde o início da guerra.
Posteriormente, o presidente declarou ter recebido a indignação popular e propôs um projeto de lei para restabelecer a independência dos órgãos, aprovado pelo Parlamento. Os aliados europeus da Ucrânia elogiaram a iniciativa, após expressarem preocupação com a perda da autonomia das agências.
Os altos representantes europeus alertaram Zelensky de que o enfraquecimento dos órgãos anticorrupção colocava em risco a candidatura da Ucrânia à adesão à União Europeia.
É importante que as instituições anticorrupção atuem de forma independente, e a lei aprovada na quinta-feira garante a elas todas as condições para uma luta real contra a corrupção, escreveu Zelensky neste sábado, após se reunir com os chefes das agências, que o informaram sobre a nova investigação.
Fonte por: CNN Brasil