Ucrânia identifica esquema de corrupção em aquisição de drones
Incluía servidores públicos que operavam contratos com excesso de inflação; quatro indivíduos foram detidos.

As autoridades anticorrupção da Ucrânia anunciaram, no sábado (2), a identificação de um esquema fraudulento de corrupção relacionado à aquisição de drones militares e sistemas de interferência de sinal a preços inflacionados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A autonomia dos órgãos de investigação e acusação contra a corrupção – NABU (Escritório Nacional Anticorrupção) e SAPO (Promotoria Especializada Anticorrupção) – foi restabelecida pelo Parlamento na quinta-feira (31), após uma tentativa de removê-los gerou as maiores manifestações no país desde a invasão russa em 2022.
A NABU e o SAPO anunciaram a detenção de um parlamentar em exercício, dois funcionários locais e um número não especificado de membros da Guarda Nacional devido ao envolvimento em um esquema.
Leia também:

Ministro de Israel causa crise ao reunir fiéis em templo muçulmano

Vulcão na Rússia entra em erupção após seis séculos de inatividade

Quatro dos cinco mineiros detidos estão encontrados mortos em mina no Chile
O comunicado afirmava que a base do esquema era a celebração de contratos governamentais com fornecedores a preços artificialmente elevados, e que os participantes recebiam subornos que chegavam a 30% do valor dos contratos.
Só pode haver tolerância zero com a corrupção, trabalho em equipe claro para expô-la e, como resultado, uma sentença justa, escreveu o presidente Volodymyr Zelensky no Telegram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Zelensky detém amplos poderes presidenciais em razão do estado de guerra e mantém alta aprovação entre os ucranianos.
Após ter que se retratar politicamente por tentar submeter NABU e SAPO ao controle de seu procurador-geral, gerando os primeiros protestos em nível nacional desde o início da guerra.
Posteriormente, o presidente declarou ter recebido a indignação popular e propôs um projeto de lei para restabelecer a independência dos órgãos, aprovado pelo Parlamento. Os aliados europeus da Ucrânia elogiaram a iniciativa, após expressarem preocupação com a perda da autonomia das agências.
Os altos representantes europeus alertaram Zelensky de que o enfraquecimento dos órgãos anticorrupção colocava em risco a candidatura da Ucrânia à adesão à União Europeia.
É importante que as instituições anticorrupção atuem de forma independente, e a lei aprovada na quinta-feira garante a elas todas as condições para uma luta real contra a corrupção, escreveu Zelensky neste sábado, após se reunir com os chefes das agências, que o informaram sobre a nova investigação.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)