Ucrânia e França Assinam Acordo para Fornecimento de Até 100 Caças
A Ucrânia e a França formalizaram nesta segunda-feira (17 de novembro de 2025) uma carta de intenções que visa o fornecimento de até 100 aeronaves de combate, produzidas pela França, para as forças armadas ucranianas ao longo dos próximos dez anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A assinatura do acordo ocorreu durante uma cerimônia no Palácio do Eliseu, em Paris, com a presença dos presidentes ucraniano (Servo do Povo, centro) e francês (Renascimento, centro).
O documento estabelece também o fornecimento de munições, drones, contramedidas – dispositivos que dificultam a detecção de alvos por sistemas de vigilância – bombas guiadas e o sistema de defesa aérea de média distância SAMP/T. O objetivo principal é fortalecer a capacidade defensiva da Ucrânia, em resposta à ofensiva russa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A carta de intenções não se configura como uma compra direta, mas sim como um marco político e estratégico de apoio. Há discussões em andamento sobre o uso de recursos financeiros congelados pela Rússia na Europa, como forma de financiar o acordo.
Essa iniciativa depende da aprovação da União Europeia.
LEIA TAMBÉM!
A expectativa é que as novas ferramentas militares auxiliem a Ucrânia no curto prazo, diante do aumento dos ataques com drones e mísseis russos. No entanto, a meta final é garantir a capacidade de repelir novos ataques após a assinatura de um acordo de paz abrangente.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, classificou o acordo como “histórico”. Ele acredita que a aquisição impulsionará a colaboração tecnológica entre os dois países.
Em declaração à emissora francesa LCI TV, o presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que o fornecimento é “necessário para a regeneração das forças armadas ucranianas”.
