A Ucrânia anunciou, na terça-feira (26), que autorizará homens entre 18 e 22 anos a atravessar a fronteira e deixar o país, caso desejem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida implica uma alteração no regime jurídico militar, estabelecida desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022. A partir daí, indivíduos com idade entre 18 e 60 anos ficaram impedidos de sair do país, exceto com autorização específica.
O governo ucraniano também cancelou os serviços consulares para indivíduos não cadastrados nas forças armadas.
LEIA TAMBÉM!
Conforme uma lei de mobilização, os homens deveriam se registrar nas forças armadas e portar sempre seus documentos, ainda que apenas os indivíduos entre 25 e 60 anos estivessem sujeitos à convocação militar.
O Ministério do Interior da Ucrânia declarou na terça-feira que a última decisão “abre novas oportunidades para nossos jovens” em relação à educação, estágios e emprego no exterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministério declarou que está se esforçando para assegurar que jovens ucranianos tenham acesso à educação de qualidade e experiência internacional, permanecendo como parte fundamental do nosso Estado.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que os processos relacionados à decisão entrarão em vigor “em breve”.
Em um discurso no Fórum da Juventude Ucraniana neste mês, Zelensky solicitou ao seu governo que reduzisse os critérios de ingresso nas universidades e os processos de passagem de fronteira para jovens cidadãos.
Também propôs possibilitar que homens de até 22 anos viajem para fora do país para auxiliar na “preservação de seus laços com a Ucrânia e buscar educação, principalmente em seu país de origem”.
Fonte por: CNN Brasil