Ucrânia flexibiliza lei marcial e autoriza a saída de homens com idade entre 18 e 22 anos

A medida tomada pelas autoridades representa novas possibilidades para os jovens em relação à educação, estágios e empregos no exterior.

26/08/2025 23:17

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Ucrânia anunciou, na terça-feira (26), que autorizará homens entre 18 e 22 anos a atravessar a fronteira e deixar o país, caso desejem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida implica uma alteração no regime jurídico militar, estabelecida desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022. A partir daí, indivíduos com idade entre 18 e 60 anos ficaram impedidos de sair do país, exceto com autorização específica.

O governo ucraniano também cancelou os serviços consulares para indivíduos não cadastrados nas forças armadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme uma lei de mobilização, os homens deveriam se registrar nas forças armadas e portar sempre seus documentos, ainda que apenas os indivíduos entre 25 e 60 anos estivessem sujeitos à convocação militar.

O Ministério do Interior da Ucrânia declarou na terça-feira que a última decisão “abre novas oportunidades para nossos jovens” em relação à educação, estágios e emprego no exterior.

Leia também:

O ministério declarou que está se esforçando para assegurar que jovens ucranianos tenham acesso à educação de qualidade e experiência internacional, permanecendo como parte fundamental do nosso Estado.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que os processos relacionados à decisão entrarão em vigor “em breve”.

Em um discurso no Fórum da Juventude Ucraniana neste mês, Zelensky solicitou ao seu governo que reduzisse os critérios de ingresso nas universidades e os processos de passagem de fronteira para jovens cidadãos.

Também propôs possibilitar que homens de até 22 anos viajem para fora do país para auxiliar na “preservação de seus laços com a Ucrânia e buscar educação, principalmente em seu país de origem”.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.