Ucrânia apreende suspeito de assassinato de ex-presidente da Câmara
Andriy Parubiy foi assassinado com tiros no último sábado.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou na segunda-feira 1º a detenção de um suspeito do assassinato do ex-presidente do Parlamento Andriy Parubiy.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A sugestão do Ministério do Interior ucraniano indicava que o ataque de sábado, 30, foi planejado com cuidado, corroborando a versão de Zelensky sobre se tratar de uma ação deliberada.
O parlamentar Ihor Parubiy, figura proeminente dos movimentos pró-Europa e ex-presidente do Parlamento entre 2016 e 2019, faleceu após ser vítima de um ataque a tiros em Lviv, no sábado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Zelensky afirmou ter sido notificado do arresto pelo ministro do Interior e pelo chefe do serviço de segurança. “As investigações necessárias estão em andamento. Agradeço às nossas forças de ordem por seu trabalho rápido e coordenado”, publicou nas redes sociais.
Após conversar com o chefe do Ministério Público, Ruslan Kravchenko, Zelensky acrescentou: “O suspeito prestou seu depoimento inicial. Investigações urgentes estão em andamento para determinar todas as circunstâncias desse assassinato.”
Leia também:
Reino Unido impõe 90 novas sanções à infraestrutura petrolífera da Rússia e terminais na China
Venezuela denuncia EUA por facilitar narcotráfico no Caribe e ignora o Pacífico
Cortes de financiamento podem deixar 13,7 milhões em fome extrema, alerta PMA sobre Haiti, Somália e Sudão
O diretor do serviço de inteligência militar ucraniano, Kirilo Budanov, declarou na rede Telegram que Parubiy foi “morto por disparos do inimigo”, em referência à Rússia. Já o ministro do Interior destacou na mesma plataforma que dezenas de policiais e agentes de segurança participaram da operação para prender o suspeito.
Atualmente, não haverá muitos detalhes. Informei que o crime foi planejado com cuidado. O horário dos movimentos da vítima foi analisado, a rota foi definida e um plano de fuga foi desenvolvido, disse Igor Klimenko.
A emissora de TV pública ucraniana Suspilne informou, com base em fontes, que o atirador estava trajando roupas de entregador e empregava uma bicicleta elétrica. A mídia russa, por sua vez, ressaltou que Parubiy era procurado pelas autoridades russas desde 2023.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.












