Ubatuba e outras praias brasileiras têm NOVAS regras! 🏖️ Em 2026, fique atento às restrições de guarda-sóis e estruturas na areia. Saiba mais!
Com o aumento do fluxo de banhistas nas praias brasileiras, em 2026, as prefeituras implementaram novas diretrizes para organizar o espaço público. Essas medidas visam equilibrar o lazer, a segurança e a preservação ambiental, buscando evitar o uso indiscriminado da orla e garantir o acesso de todos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cidade de Ubatuba foi pioneira na implementação de uma legislação clara para o uso de estruturas na praia. Embora a regulamentação tenha sido definida em 2025, a fiscalização e a aplicação das normas ganharam força total. As principais restrições visam garantir o bem-estar de todos os banhistas.
Existem exceções para eventos autorizados pela prefeitura, ações de saúde, salvamento (corpo de bombeiros) ou defesa civil, que podem permitir o uso de estruturas maiores. O descumprimento das regras acarreta advertência verbal e pedido de retirada da estrutura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em caso de reincidência, pode haver apreensão do material.
Cidades como Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela também estão seguindo essa tendência, exigindo autorização prévia para o uso comercial de mesas e cadeiras e restringindo abusos que impeçam o direito de ir e vir dos banhistas.
Do ponto de vista do consumidor, é importante lembrar que nenhum quiosque ou ambulante pode obrigar o banhista a consumir produtos em troca do uso do espaço na areia, caso o local seja público. O turista tem o direito de levar seu próprio guarda-sol e cadeira, desde que respeite as dimensões e áreas permitidas pela legislação municipal local.
Liilacunhaa, formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais.
Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.