Turquia restringe acesso de Israel a seus portos e espaço aéreo

A medida não afeta voos comerciais, de acordo com uma fonte governamental turca.

29/08/2025 12:31

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, anunciou, na sexta-feira 29, que o país fechou seus portos e espaço aéreo para embarcações e aviões israelenses, uma medida que, segundo uma fonte oficial que falou à AFP, se aplica a veículos “oficiais” e não a voos comerciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro Hakan Fidan declarou aos parlamentares turcos, em transmissão televisiva, que os portos israelenses permanecem fechados para navios israelenses e que não se permite o acesso de navios turcos aos portos israelenses. Adicionalmente, não se autoriza a entrada de navios porta-contêineres que transportem armas e munições para Israel em seus portos, nem a circulação de seus aviões no espaço aéreo.

Uma fonte diplomática turca informou à AFP que a restrição não impacta aeronaves comerciais israelenses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As autoridades turcas não informaram datas para a implementação dessas medidas.

Em novembro, a Turquia recusou autorização ao voo do avião presidencial israelense através de seu espaço aéreo, forçando o cancelamento de uma visita à conferência climática COP29 no Azerbaijão.

Leia também:

Em maio, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, cancelou uma visita a Baku, alegadamente por conta da recusa da Ancara em permitir o uso de seu espaço aéreo.

A maior companhia de navegação israelense, ZIM, anunciou nesta semana que recebeu a informação de que, em virtude de uma nova regulamentação aprovada na Turquia em 22 de agosto, “navios que sejam propriedade, estejam gerenciados ou operados por uma entidade relacionada com Israel não poderão atracar em portos turcos”.

Fonte por: Carta Capital

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.