Número de Mortos pelo Tufão Kalmaegi Aumenta nas Filipinas
O total de vítimas fatais do tufão Kalmaegi nas Filipinas atingiu 40, conforme informado por autoridades nesta terça-feira (4). A tempestade tem causado intensas chuvas e inundações na região central do país, resultando na submersão de casas e na evacuação de milhares de pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de o Kalmaegi, conhecido localmente como Tino, ter perdido força desde sua chegada à costa no início do dia, ainda apresenta ventos de 130 km/h e rajadas que alcançam 180 km/h. A maioria das mortes, exceto uma, ocorreu na província central de Cebu, conforme declarou Ainjeliz Orong, oficial de informações provincial.
Operações de Resgate em Andamento
Uma fatalidade foi registrada na ilha vizinha de Bohol, segundo a agência de desastres. Orong comentou sobre o aumento repentino no número de vítimas, afirmando que as operações de resgate estão em curso e que as informações estão começando a ser coletadas. “As buscas e os esforços de resgate continuam, e há pessoas desaparecidas”, destacou a autoridade, mencionando que as mortes foram provocadas por afogamento e queda de destroços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dezenas de milhares de residentes foram forçados a deixar suas casas em diversas áreas da região de Visayas, incluindo partes do sul de Luzon e do norte de Mindanao. A previsão é que o tufão deixe as Filipinas até o final da quarta-feira (5) ou no início da quinta-feira (6).
Imagens da Situação nas Filipinas
Imagens e vídeos da Cruz Vermelha Filipina mostraram equipes de resgate atravessando águas até os joelhos na cidade de Cebu, utilizando barcos para alcançar moradores isolados. Na cidade de Liloan, muitas casas estavam submersas, com apenas telhados e andares superiores visíveis.
LEIA TAMBÉM!
Cenas semelhantes foram registradas em outras partes de Cebu, onde veículos e ruas estavam cobertos por água. A agência meteorológica estatal Pagasa informou que a combinação do tufão Kalmaegi com uma linha de cisalhamento resultou em chuvas intensas e ventos fortes nas Visayas e regiões adjacentes.
