Tufão Kajiki causa evacuação de 600 mil pessoas no Vietnã
As autoridades declararam estado de emergência máxima, com a resposta elevada ao nível crítico.

O Vietnã anunciou planos para evacuar mais de 500 mil pessoas, neste domingo (24), com o país se preparando para a passagem do tufão Kajiki.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A previsão indica que a tempestade avançará pela costa sul da província insular de Hainan, na China, a partir da noite de domingo, em seguida, seguirá para o Vietnã.
O ciclone aumentou sua intensidade, com ventos de 166 km/h (103 mph), segundo a agência nacional de previsão do tempo do Vietnã. Espera-se que o fenômeno se intensifique ainda mais, com ventos de até 180 km/h.
Leia também:

Israel ataca alvos militares dos Houthis no Iêmen

Torre Eiffel assume cores da Ucrânia na celebração do seu Dia da Independência

JD Vance afirma que a Rússia ofereceu “acordos importantes” sobre a Ucrânia
As autoridades do Vietnã preveem evacuar mais de 586 mil pessoas das províncias de Thanh Hoa, Quang Tri, Hué e Da Nang, onde a tempestade deve impactar na segunda-feira (25).
O governo determinou que o trânsito nas vias públicas seja restrito a partir de domingo à tarde e mobilizou tropas para auxiliar a população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sete províncias costeiras do Vietnã impuseram a proibição de embarcações saírem da costa. Adicionalmente, a companhia aérea do país, Vietnam Airlines, cancelou pelo menos 22 voos de e para cidades centrais entre domingo e segunda-feira. A Vietjet Aviation comunicou que estava cancelando ou adiando voos, porém não divulgou detalhes.
A tempestade também deve atingir o território chinês.
A China Meteorológica projeta chuvas intensas e ventos fortes em Hainan e nas províncias adjacentes de Guangdong e Guangxi, com regiões em Hainan previstas para receber até 320 mm (12,6 polegadas).
A cidade de Sanya emitiu um alerta vermelho de tufão, o mais elevado do sistema de alerta codificado por cores da China, e elevou sua resposta de emergência ao nível mais crítico, conforme informações nas postagens da conta WeChat do governo local.
O governo informou que autoridades municipais convocaram uma reunião, solicitando a preparação para os piores cenários.
Todas as atividades educacionais e projetos foram suspensos, e shoppings, restaurantes e supermercados foram fechados a partir de domingo. Navios receberam ordens para interromper suas operações nas águas de Sanya.
Desde julho, chuvas intensas e acima do normal afetaram o norte e o sul da China, consideradas como um clima extremo relacionado às mudanças climáticas.
Eventos naturais, como inundações e secas, geraram perdas econômicas diretas de US$ 7,28 bilhões na China no mês passado, impactando milhões de pessoas e resultando em 295 mortos ou desaparecidos, conforme informações do Ministério de Gestão de Emergências.
O governo vietnamita comparou a força da unidade Kajiki do Yagi, que chegou ao país há menos de um ano, matando aproximadamente 300 pessoas e gerando prejuízos materiais estimados em US$ 3,3 bilhões.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)