O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, telefonou ao ministro das Finanças da Noruega no mês passado para tratar de tarifas, e também expressou o desejo de receber o Prêmio Nobel da Paz, conforme divulgado pelo jornal de negócios norueguês Dagens Naeringsliv na quinta-feira (14).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ligação ocorreu antes da reunião de Trump com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta sexta-feira (15).
Estados Unidos, Israel, Paquistão e Camboja designaram Trump para negociar acordos de paz ou cessar-fogo, e ele afirmou que merece o prêmio entregue pela Noruega. Já quatro presidentes americanos receberam a mesma honraria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante uma caminhada em Oslo, o ministro das Finanças, Jens Stoltenberg, recebeu uma ligação de Donald Trump, conforme noticiado pelo Dagens Naeringsliv, com base em fontes não identificadas.
Ele almejava o Prêmio Nobel e também debatia sobre tarifas.
LEIA TAMBÉM!
Em uma declaração à Reuters, Stoltenberg afirmou que a ligação visava debater tarifas e cooperação econômica antes do telefonema entre Trump e o primeiro-ministro norueguês, Jonas Stoere. “Não fornecerei mais detalhes sobre o assunto da conversa”, complementou.
Vários funcionários da Casa Branca, incluindo o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Besant, e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, participavam da ligação, acrescentou Stoltenberg.
A Casa Branca e o Comitê Norueguês do Nobel não forneceram declarações sobre o assunto.
Anualmente, com a indicação de centenas de candidatos, os premiados são selecionados pelo Comitê Norueguês do Nobel, cujos membros são designados pelo parlamento norueguês.
O anúncio do laureado ocorrerá em outubro, em Oslo.
A imprensa norueguesa afirmou que não se tratou da primeira vez que Trump mencionou o prêmio em conversas com Stoltenberg, ex-secretário-geral da OTAN.
A Casa Branca anunciou em 31 de julho uma taxa de 15% sobre as importações da Noruega, idêntica à da União Europeia.
O ministro Stoltenberg afirmou na quarta-feira (13) que a Noruega e os Estados Unidos continuavam em negociações sobre as tarifas.
Fonte por: CNN Brasil
