O presidente dos EUA, Donald Trump, solicitou que a Universidade de Harvard realizasse um acordo amplo de 500 milhões de dólares para restabelecer o financiamento federal, alegando que a instituição de ensino de elite tem se mostrado “muito mal”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Não desejamos nada menos que 500 milhões de dólares da Universidade de Harvard. Não negocie, Linda”, disse Trump. O Secretário de Educação, Linda McMahon, durante uma reunião de gabinete na terça-feira. Ele continuou: “Eles foram muito ruins. Não negocie.”
O governo Trump tem a Universidade de Harvard como um dos principais focos de atenção, e um acordo entre as partes tem se tornado cada vez mais complicado.
LEIA TAMBÉM!
A Casa Branca declara que está combatendo o antissemitismo nos campi universitários em contexto da guerra entre Israel e o Hamas.
A Harvard, a única universidade a confrontar o governo Trump diretamente na justiça, transformou-se no centro de um conflito mais amplo sobre a liberdade acadêmica, o financiamento federal e a supervisão do campus, e da crença na Casa Branca de que atacar as instituições acadêmicas de maior prestígio do país é uma questão política vitoriosa para o presidente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os comentários de Trump ocorrem em um momento em que se prevê que um juiz federal julgue em breve o caso de financiamento da escola contra o governo Trump.
A Harvard solicitara uma decisão final urgente da juíza distrital Allison Burroughs até 3 de setembro, data em que, segundo a instituição, seria imprescindível apresentar a documentação para finalizar o financiamento da bolsa.
A administração já fechou acordos com instituições da Ivy League, incluindo a Universidade Columbia e a Universidade Brown.
Fonte por: CNN Brasil