Trump refuta críticas em relação às inundações no Texas e descreve jornalista como pessoa ruim

Executivo norte-americano é alvo de críticas em relação à atuação diante da crise climática.

11/07/2025 23:29

2 min de leitura

Trump refuta críticas em relação às inundações no Texas e descreve jornalista como pessoa ruim
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visitou o estado do Texas nesta sexta-feira (11) após enchentes que resultaram em mais de 100 mortos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O republicano contestou as críticas direcionadas à atuação do governo em relação ao apoio aos moradores do estado americano.

Ao ser questionado por uma repórter sobre a frustração de famílias do condado de Kerr, mais afetadas pelas inundações, sobre a falta de alertas meteorológicos, Trump respondeu:

Leia também:

“Acredito que todos realizaram um trabalho excelente nessas condições”, afirmou. “Não sei quem você é, mas somente uma pessoa muito ruim faria uma pergunta dessas.”

Em uma reunião, o líder americano elogiou o governador do Texas, Greg Abbott, e a secretária de Segurança Interna da Casa Branca, Kristi Noem, por sua atuação diante do evento climático, afirmando que ambos realizaram um “trabalho excelente”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governo Trump, juntamente com autoridades locais e estaduais, tem sido alvo de questionamentos sobre as medidas que poderiam ter sido tomadas para proteger e avisar a população em relação às inundações.

A enchente do rio Guadalupe ocorreu de forma inesperada na madrugada de 4 de julho, feriado do Dia da Independência dos EUA.

As ações do governo Trump e as políticas climáticas.

A avaliação de especialistas levantou dúvidas sobre se os recortes orçamentários no Serviço Nacional de Meteorologia e na Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema) puderam intensificar a crise.

Contudo, representantes do governo afirmaram que os recortes não afetaram a habilidade de prever as tempestades.

Trump tem se esquivado das questões acerca de seus planos para diminuir ou extinguir a FEMA, transferindo grande parte de suas principais responsabilidades para os governos estaduais e municipais.

Antes da mais recente inundação, o Condado de Kerr se recusou a instalar um sistema de alerta antecipado após não conseguir obter financiamento do estado para cobrir o custo. Lawrence Walker, de 67 anos, morador experiente de Kerrville há quase três décadas, afirmou que o condado e o estado não investiram o suficiente na prevenção de desastres.

Fonte por: CNN Brasil

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.