Trump refuta críticas em relação às inundações no Texas e descreve jornalista como pessoa ruim
Executivo norte-americano é alvo de críticas em relação à atuação diante da crise climática.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visitou o estado do Texas nesta sexta-feira (11) após enchentes que resultaram em mais de 100 mortos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O republicano contestou as críticas direcionadas à atuação do governo em relação ao apoio aos moradores do estado americano.
Ao ser questionado por uma repórter sobre a frustração de famílias do condado de Kerr, mais afetadas pelas inundações, sobre a falta de alertas meteorológicos, Trump respondeu:
Leia também:

A Rússia disparou contra a Ucrânia com 597 drones e 26 mísseis, afirma Zelensky

Mega-Sena: quanto rende R$ 38 milhões na poupança, Tesouro Direto ou CDB

Ataques russos impactam o Ocidente da Ucrânia, resultando em duas vítimas fatais
“Acredito que todos realizaram um trabalho excelente nessas condições”, afirmou. “Não sei quem você é, mas somente uma pessoa muito ruim faria uma pergunta dessas.”
Em uma reunião, o líder americano elogiou o governador do Texas, Greg Abbott, e a secretária de Segurança Interna da Casa Branca, Kristi Noem, por sua atuação diante do evento climático, afirmando que ambos realizaram um “trabalho excelente”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo Trump, juntamente com autoridades locais e estaduais, tem sido alvo de questionamentos sobre as medidas que poderiam ter sido tomadas para proteger e avisar a população em relação às inundações.
A enchente do rio Guadalupe ocorreu de forma inesperada na madrugada de 4 de julho, feriado do Dia da Independência dos EUA.
As ações do governo Trump e as políticas climáticas.
A avaliação de especialistas levantou dúvidas sobre se os recortes orçamentários no Serviço Nacional de Meteorologia e na Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema) puderam intensificar a crise.
Contudo, representantes do governo afirmaram que os recortes não afetaram a habilidade de prever as tempestades.
Trump tem se esquivado das questões acerca de seus planos para diminuir ou extinguir a FEMA, transferindo grande parte de suas principais responsabilidades para os governos estaduais e municipais.
Antes da mais recente inundação, o Condado de Kerr se recusou a instalar um sistema de alerta antecipado após não conseguir obter financiamento do estado para cobrir o custo. Lawrence Walker, de 67 anos, morador experiente de Kerrville há quase três décadas, afirmou que o condado e o estado não investiram o suficiente na prevenção de desastres.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.